Saúde ocular – Cuidados preventivos e doenças hereditárias
Publicado por

Saúde ocular – Cuidados preventivos e doenças hereditárias

 

Quem nunca sentiu uma coceira nos olhos e logo colocou a mão para esfregar, achando que o problema acaba ali? É um erro grave, primeiro porque as mãos podem estar muito sujas; segundo, porque coçar os olhos pode causar alterações na superfície ocular que, em última análise, quando há propensão, desencadeiam o Ceratocone (que em estágio elevado levará à necessidade de transplantes de córnea).

Muitas pessoas ainda negligenciam no cuidado com os olhos em diversas situações. É importante fazer um exame Oftalmológico Completo, que é a única forma de detectar inúmeras doenças silenciosas, como o Glaucoma. Além disso, pequenos cuidados diários fazem toda a diferença. Um ponto importante, por exemplo, é conhecer o histórico de saúde da sua família, e isso deve levar em conta a saúde ocular. Há diversas patologias com causas hereditárias.

Escolher corretamente os óculos escuros também é essencial. Óculos de sol precisam ter proteção UVA e UVB, que realmente protegem os olhos dos raios ultravioletas. Óculos de plástico são mais baratos, mas colocam em risco a saúde dos olhos de forma silenciosa e muita gente não se dá conta do perigo. O cuidado também é essencial pra quem usa lentes de contatos, que devem ser desinfetadas diariamente e com os produtos próprios de limpeza de lentes. Lembrando que lente tem prazo de validade e muita gente nem se dá conta disso quando começar a usar.

A hidratação dos olhos também é importante. Em algumas situações de trabalho e do dia-a-dia  o paciente pode fazer uso de um colírio que lubrifique a superfície ocular, curando em alguns casos cefaleias e até mesmo ajudar na melhoria da acuidade visual.

0 0 150 03 janeiro, 2018 Mix Informações janeiro 3, 2018

Sobre o autor

CEO e Co-fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • 2/1 Revista Eletrônica
    2/1 Revista Eletrônica
  • VAC – CONTEMPORÂNEO APRESENTA: RUFO HERRERA E O BANDONEÓN
  • Muito barulho por nada
  • Petistas acham que partido deve ter plano caso Lula não concorra ao Planalto
  • O desafio das ‘fake news’ nas eleições de 2018
  • Aviões turcos bombardeiam território curdo na Síria
  • STJ libera posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho