MUSEU DE SANT’ANA CELEBRA TRÊS ANOS COM A EXPOSIÇÃO “SANTAS MULHERES – AS HEROÍNAS DA FÉ”
Publicado por

MUSEU DE SANT’ANA CELEBRA TRÊS ANOS COM A EXPOSIÇÃO “SANTAS MULHERES – AS HEROÍNAS DA FÉ”

Mostra inédita reúne imagens barrocas brasileiras, que podem ser vistas de 26 de agosto a 6 de novembro, em Tiradentes

O Museu de Sant’Ana (MUS), localizado em Tiradentes/MG, comemora três anos de abertura, recebendo a exposição inédita, “Santas Mulheres – As Heroínas da Fé”. A mostra reúne imagens de artistas populares e eruditos que deram enorme contribuição à arte sacra brasileira, como Aleijadinho, Mestre de Piranga, Frei Agostinho de Jesus e Francisco Vieira Servas. São imagens brasileiras, datadas dos séculos XVII, XVIII e XIX, pertencentes a coleções privadas e, até hoje, nunca expostas ao público. As Santas chegam ao MUS e se juntam às 300 imagens de Sant’Ana do acervo permanente do espaço. “Maria, representada na exposição em alguns dos seus títulos devocionais, tão amorosamente Mãe quanto Sant’Ana, se faz acompanhar de outras mulheres extraordinárias que no exercício da fé cristã se tornaram força, inspiração, devoção e exemplo”, destaca Angela Gutierrez, curadora da exposição e presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG), mantenedor do MUS.

A exposição “Santas Mulheres – As Heroínas da Fé” pode ser vista de 26 de agosto a 6 de novembro de 2017, com entrada gratuita, no Museu de Sant`Ana, localizado à Rua Direita, 93, no Centro Histórico (Tiradentes/MG). O patrocínio é da CCR.

Essa rara mostra expressa, ainda, de forma emocionante, a devoção aos que na vivência integral de sua fé, nos legaram os fundamentos de uma ética cristã fundada em valores como a humildade, a coragem, a compaixão e o amor ao próximo. O conjunto de imagens representa uma mostra significativa da originalidade e do talento do artista brasileiro, cujo acesso ao público constitui significativo esforço de preservação e divulgação da história do país. “O Instituto Cultural Flávio Gutierrez reafirma, assim, a missão que o orienta desde a sua fundação, em 1998: trabalhar, de forma obstinada, em defesa do patrimônio histórico e cultural brasileiro”, afirma Angela Gutirerrez, presidente do ICFG.

Serviço: Exposição “Santas Mulheres – As Heroínas da Fé”
Data/horário: 26 de agosto a 06 de novembro – quarta a domingo, 10h às 19h – Entrada Gratuita
Local: Museu de Sant’Ana – Rua Direita, 93 (entrada pela Rua da Cadeia), Centro, Tiradentes (MG).
Informações: www.museudesantana.org.br / Telefone: (32) 3355-2798

Informações para a imprensa – Luz Comunicação:
Jozane Faleiro – 31 35676714 / 31 92046367 – jozane@luzcomunicacao.com.br

Museu de Sant’Ana
Instalado na antiga Cadeia Pública da cidade, as 300 imagens de Sant’Ana são de origem brasileira, de diversas regiões do país, eruditas e populares, dos mais variados estilos e técnicas, produzidas, em sua maioria, por artistas anônimos, entre os séculos XVII e XIX, em materiais diversos. As peças foram reunidas por Angela Gutierrezao longo de quatro décadas de buscas e pesquisas, sendo obras que constituem um acervo sem similar no país. Toda o acervo impressiona pela beleza, originalidade e relevância. Concebido de forma exemplar, a partir de critérios museológicos e museográficos que dialogam com a própria história do prédio da Cadeia Pública de Tiradentes, o Museu de Sant’Ana é espaço cultural de contemplação. No local, estão as diversas representações de Ana, de acordo com a região, o período, o material, a mão do Santeiro e também referências da cidade de Tiradentes e da Cadeia onde o Museu está instalado.Com total acessibilidade, incluindo elevador, além das salas de exposição, o Museu conta com o espaço Largo de Sant’Ana, aberto para convivência e adequado para recepção de eventos.

Serviço: Museu de Sant’Anna
Rua Direita, 93 – Entrada pela Rua da Cadeia – Centro – Tiradentes/MG
Informações: (32) 3355-2798. / www.museudesantana.org.br
Horário de funcionamento do MUS: quarta a segunda-feira, de 10h às 19h
Preços para visitação: R$ 5,00 – inteira / meia entrada – R$2,50
Link para a Visita Virtual do Museu de Sant’Ana : www.museudesantana.org.br

Informações para a imprensa – Luz Comunicação:
Jozane Faleiro – 31 35676714 / 31 92046367 – jozane@luzcomunicacao.com.br

A imagem pode conter: 3 pessoas
0 0 370 22 agosto, 2017 Agenda Cultural agosto 22, 2017

Sobre o autor

CEO e Co-fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • CRIANÇAS TOCAM SINO DA CURA PARA COMEMORAR FIM DO TRATAMENTO ONCOLÓGICO NO HOSPITAL DA BALEIA
    CRIANÇAS TOCAM SINO DA CURA PARA COMEMORAR FIM DO TRATAMENTO ONCOLÓGICO NO HOSPITAL DA BALEIA
  • Escalada para o Planeta Brasil, Orquesta Atípica de Lhamas lança seu primeiro single na terça-feira
  • Carnaval SP – TRYP Jesuíno Arruda lança promoção exclusiva para clientes que viajam com seus pets
  • Temer nega ter autorizado Rocha Loures a negociar em seu nome
  • Moscou registra o mês mais escuro de sua história
  • Carro invade calçadão da praia de Copacabana e deixa feridos
  • Cotação do real em relação ao euro e ao dólar