JUNHO– PROGRAMAÇÃO GERAL DO MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
JUNHO– PROGRAMAÇÃO GERAL DO MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Publicado por

JUNHO– PROGRAMAÇÃO GERAL DO MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Em junho, nova exposição do Memorial Vale inaugura sistema de audiodescrição para deficientes visuais. Programação ainda traz nova edição do Foto em Pauta, lançamento de livro, shows musicais, arraialzinho para o público infantil, dentre outras atrações

Durante todo o mês de junho, as pinturas que Adriel Visoto apresenta em “Não me espere para o jantar” convidam o público a um deslocamento pelas sutilezas e repetições típicas dos espaços domésticos. A mostra, que fica em cartaz até 16 de julho, abre o Ciclo de Exposições 2017 do Edital para Jovens Artistas Mineiros do Memorial Minas Gerais Vale e é acessível para deficientes visuais através de informação em braile e do uso da audiodescrição, disponíveis a partir do dia 6 de junho. A programação do mês tem nova edição do projeto Foto em Pauta que apresenta a fotógrafa paulista Inês Bonduki, no dia 1º de junho. De 2 a 4 de junho, o VI Encontro Nacional da Jane Austen Sociedade do Brasil vai marcar os 200 anos de morte da escritora inglesa Jane Austen. No dia 8, o Leitura Rara apresenta: “Meu nome é Maria” com as atrizes Flávia Fernandes, Bya Braga e Dayse Belico em uma leitura cênica. O livro infantil “Vovó inventa palavras”, da escritora e blogueira Rosa Maria Miguel Fontes, será lançado no dia 10 de junho. Dia 22 terá show com os alunos da disciplina Prática de Conjuntos, da escola de Música da UFMG. O clima de festa junina toma conta do Memorial Vale no último fim de semana do mês no show da banda Forró de Saia, dia 24, e no Arraialzinho do Memorial com Maria Tereza Costa, dia 25. Outras atrações do mês e detalhes da programação podem ser conferidas abaixo. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias.

1º DE JUNHO | QUINTA-FEIRA | 19H30

Foto em Pauta com Inês Bonduki

O projeto Foto em Pauta recebe a fotógrafa paulista Inês Bonduki, que apresenta sua obra através de projeção e conversa com o público. Destaque para o livro “Linha Vermelha”, vencedor da segunda edição do Prêmio Foto em Pauta para livro de fotografia. Entrada gratuita, sujeita a lotação (retirada de senhas uma hora antes do evento).

2 a 4 DE JUNHO |SEXTA-FEIRA E SÁBADO DAS 14H ÀS 18H E DOMINGO DAS 9H ÀS 12H

VI Encontro Nacional da Jane Austen Sociedade do Brasil

O ano de 2017 marca os 200 anos de morte da escritora inglesa Jane Austen. Entre as diversas homenagens, a Jane Austen Sociedade do Brasil (JASBRA), com sede em Belo Horizonte, promoverá uma série de palestras e comunicações de pesquisas a respeito da escritora. “Celebrando o Legado de Jane Austen” foi o tema escolhido para o VI Encontro Nacional da JASBRA, que contará com participação de pesquisadores brasileiros e internacionais. Inscrições limitadas e gratuitas: www.janeaustenbrasil.combr

8 DE JUNHO | QUINTA-FEIRA | 19H

Leitura Rara apresenta: “Meu nome é Maria”

Flávia Fernandes convida Bya Braga e Dayse Belico. As três atrizes fazem uma leitura cênica do conto Maria Madalena, ou a salvação, de Marguerite Yourcenar. Texto polêmico, por tratar da figura histórica e arquetípica de Maria Madalena, em uma perspectiva feminina, ardente, na qual se evidenciam as relações patriarcais, as ilusões amorosas e a liberdade da mulher em carne viva. Entrada gratuita, sujeita a lotação (retirada de senhas uma hora antes do evento).

10 DE JUNHO | SÁBADO | 11H

Lançamento do livro infantil “Vovó inventa palavras”

A escritora e blogueira Rosa Maria Miguel Fontes e o ilustrador Maurizio Manzo lançam o livro infantil “Vovó inventa palavras”, com uma receita doce e singular de comunicação entre as crianças e os idosos com problemas de demência. A personagem Júlia e o primo Leo aprendem, com a avó, a inventar palavras quando as já existentes não são suficientes para o entendimento. Assim, o abraço de suas gerações se dá pela criatividade e o amor. Participação da contadora de histórias Vanessa Corrêa. Entrada gratuita, sujeita a lotação.

22 DE JUNHO | QUINTA-FEIRA | 19H

Prática de Conjunto da UFMG

Show com os alunos da disciplina Prática de Conjuntos, da escola de Música da UFMG, reproduzindo músicas de grandes compositores do jazz e também MPB. A Prática de Conjunto da UFMG é uma disciplina na qual os alunos vivem um processo parecido com a realidade de um músico profissional, lidando com aspectos importantes do fazer musical, tais como arranjo, improvisação, harmonização, e muitos outros. Entrada gratuita, sujeita a lotação (retirada de senhas uma hora antes do evento).

24 DE JUNHO | SÁBADO | 15H

Gerais Cultura de Minas apresenta: Forró de Saia

Com 17 anos de estrada, o Forró de Saia nasceu da paixão de três amigas pelo forró. No Dia de São João, o grupo apresenta os clássicos do forró de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, além de canções autorais, ao som de zabumba, triângulo, sanfona e baixo. Entrada gratuita, sujeita a lotação.

25 DE JUNHO | DOMINGO | 11H

Eu, criança, no museu! apresenta: Maria Teresa Costa – Arraialzinho do Memorial

Maria Tereza Costa, atriz e cantora, traz para o Arraialzinho do Memorial um show lúdico com canções juninas adaptadas para o público infantil, com muita dança, intervenções circenses e brincadeiras. Entrada gratuita, sujeita a lotação

TODOS OS FINS DE SEMANA

Programa educativo – Experiências no Memorial

O Educativo do Memorial Minas Gerais Vale convida o público para novas experiências de aprendizagem, descoberta, encantamento e aproximação com a arte, a história e a cultura de Minas Gerais. Em junho, ações educativas acontecem aos sábados e aos domingos, ao longo do dia.

“Elogio ao tédio” é uma proposta de ação educativa relacionada à exposição ‘Não me espere para o jantar”, do artista Adriel Visoto. A iniciativa propõe um momento introspectivo no qual o público é convidado a vivenciar e experimentar questões de caráter íntimo e reflexivo do cotidiano – experiências pessoais, imersões e impressões dos acontecimentos diários e comuns vivenciados por todos. A possibilidade de se deixar ver o tempo – que não detemos – passar, e ter um encontro consigo mesmo.

As visitas mediadas com educadores do Memorial acontecem aos sábados às 13, 14h e 15h, e domingos às 11h, 12h, 13h, 14h e 14h30. As visitas são realizadas em grupos de até 10 pessoas, com duração de uma hora cada.

EXPOSIÇÕES ___________________________________________________________________

ATÉ 16 DE JULHO| HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Edital Jovens Artistas Mineiros apresenta: “Não me espere para o jantar”, de Adriel Visoto

“Não me espere para o jantar”, exposição de Adriel Visoto (Brazópolis, 1987), abre o ciclo de exposições 2017 do Edital para artistas mineiros do Memorial Minas Gerais Vale com um conjunto de pinturas nas quais figuram, de forma poética e quase melancólica, os espaços da casa e os movimentos cotidianos dos sujeitos. Como uma delicada cartografia de gestos, situações e contextos, Visoto nos surpreende com pinturas em formatos pequenos que nos exigem um olhar mais próximo. Assim, quando nos detemos diante das séries como “Excessos do meu vazio” (2013) ou “A (in)permanência das coisas” (2014), as imagens revelam performances comuns – nada espetaculares – que acionam um inventário dos espaços domésticos, das intensidades ordinárias do cotidiano e de um certo modo de articular a experiência estética que a vida cotidiana pode guardar no cerne de suas exaustivas repetições. A exposição será acessível a deficientes visuais através da audiodescrição e informação em braile.

ATÉ 3 DE AGOSTO | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Exposição: Fotografia como estratégia do encontro, de Alexandre Sequeira

O espaço ‘Café do Memorial’ recebe as imagens autorais do artista Alexandre Sequeira que, apesar de paraense, retrata a cidade mineira de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, sob a ótica de jovens moradores locais. A mostra, sob fr Guilherme Cunha e Bruno Vilela, é resultado de residência artística feita pelo fotógrafo em vários bairros do pequeno município, criando diálogos entre esses territórios.

SERVIÇO

Programação de JUNHO do Memorial Minas Gerais Vale

Horário: Conforme programação

ENTRADA GRATUITA

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale

https://www.youtube.com/user/memorialvale

ASSESSORIA DE IMPRENSA

__________________________________________________

Luz Comunicação

Atendimento: Wandra Araujo – (31) 9.9964-5007

imprensa@jozanefaleiro.com

Coordenação: Jozane Faleiro – (31) 3567-6714 | 9.9204-6367

contato@jozanefaleiro.com

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Christiano Borges – (31) 3916-2025 | 9.8478-4374

christiano.borges@vale.com

0 0 510 31 maio, 2017 Agenda Cultural maio 31, 2017

Sobre o autor

CEO e Co-fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • Dúvidas sobre condomínio de lotes e direito de laje serão debatidas em oficina no próximo dia 31 de janeiro em São Paulo
    Dúvidas sobre condomínio de lotes e direito de laje serão debatidas em oficina no próximo dia 31 de janeiro em São Paulo
  • Entra em vigor lei que obriga manutenção de sistemas de ar condicionado
  • CPRT/CBIC dá início à agenda de trabalho de 2018 no próximo dia 30 de janeiro
  • Conselho Nacional do Trabalho dá início aos trabalhos de 2018
  • Em Movimento: como a construção civil movimenta a economia e gera empregos
  • Cientistas descobrem o que dizimou astecas
  • OMS põe todo estado de SP em área de risco para febre amarela