Enchente atinge níveis críticos no Reno
Publicado por

Enchente atinge níveis críticos no Reno

ALEMANHA

Água inunda estradas e residências em cidades ribeirinhas e força suspensão de transporte fluvial e ferroviário. Previsão é de que nível comece a descer nas próximas horas.

defaultEnchente em Rodenkirchen, ao sul de Colônia. Cenas semelhantes foram registradas em diversas cidades à beira do Reno

Os níveis de água ao longo do rio Reno continuaram a aumentar durante a madrugada desta segunda-feira (08/01). Em muitos locais, a enchente atingiu níveis críticos e levou à interrupção do tráfego fluvial e ferroviário. A previsão é que o nível da água comece a descer, vagarosamente, a partir do fim desta segunda-feira, na região do estado da Renânia do Norte-Vestfália.

Ao decorrer do dia, o nível da água deve atingir 8,8 metros, em Colônia, e 8,3 metros, em Düsseldorf, capital da Renânia do Norte-Vestfália. Em Bonn, autoridades registraram 8,17 metros nas primeiras horas da manhã.

Deutschland Hochwasser am Rhein in KölnCalçadão e cais de atracagem submersos em Colônia: nível da água levou à suspensão do tráfego fluvial

Em Koblenz, onde o Reno se encontra com o Mosela, foram registrados níveis de água de 7,65 metros. No rio Mosela também houve inundações, especialmente na seção do meio do rio, onde estradas e porões ficaram parcialmente submersos.

O aumento dos níveis de água do Reno afetou o transporte fluvial e o tráfego ferroviário. Em Colônia, embarcações foram proibidas de navegar depois que a água atingiu a marca crítica de 8,3 metros, no domingo. O transporte fluvial entre Duisburg e Koblenz está praticamente interrompido – muitos capitães atracaram em portos e decidiram aguardar.

Deutschland Hochwasser am RheinEnchente perto de Grietherort, na Renânia do Norte-Vestfália, em imagem aérea captada por um drone

“No porto de Ruhrort, tudo está cheio”, disse um porta-voz da patrulha aquática da polícia alemã, em Duisburg. O tempo em que o tráfego fluvial ficará paralisado depende da queda do nível de água – a liberação ocorrerá quando os níveis baixarem para 8,20 metros em Colônia. No Mosela não há barcos desde sábado – autoridades suspenderam a navegação em todo o rio até terça-feira.

Deutschland Hochwasser am Rhein in KölnCalçadão em Colônia ficou completamente inundado, e o transporte fluvial foi suspenso

Devido a inundações, os trens estão impossibilitados de chegar à estação ferroviária de Bad Honnef, poucos quilômetros ao sul de Bonn. Aulas numa escola localizada numa ilha no Reno, próxima a Remagen, foram suspensas, pois o serviço de balsa estava inativo. No estado de Hessen não houve maiores contratempos.

Mais ao sul da Alemanha, em Karlsruhe, no estado de Baden-Württemberg, o Reno atingiu o nível máximo de 8,45 metros no sábado – desde então, o nível da água retrocedeu levemente. A previsão é de que os níveis comecem a baixar ainda nesta segunda-feira.

Fonte:Deutsche Welle

0 0 150 09 janeiro, 2018 Acontecimentos janeiro 9, 2018

Sobre o autor

CEO e Co-fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • 2/1 Revista Eletrônica
    2/1 Revista Eletrônica
  • VAC – CONTEMPORÂNEO APRESENTA: RUFO HERRERA E O BANDONEÓN
  • Muito barulho por nada
  • Petistas acham que partido deve ter plano caso Lula não concorra ao Planalto
  • O desafio das ‘fake news’ nas eleições de 2018
  • Aviões turcos bombardeiam território curdo na Síria
  • STJ libera posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho