Disso (vendo) palavras, de Luiz Lemos, na Galeria de Arte BDMG Cultural
Publicado por

Disso (vendo) palavras, de Luiz Lemos, na Galeria de Arte BDMG Cultural

Artista apresenta escrituras plásticas em suas pinturas, utilizando elementos da comunicação em grandes cidades

Para encerrar o final do ano com chave de ouro, e começar 2018 com o pé direito, a Galeria de Arte BDMG Cultural receberá as pinturas de Luiz Lemosdisso (vendo) palavras, com curadoria de Júlio Martins. A abertura será no dia 15 de dezembro, às 19h. O público poderá visitar a exposição de 16 de dezembro a 23 de janeiro, diariamente, de 10h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados. Às quintas-feiras, horário estendido, de 10h às 21. O acesso é gratuito.

 

A graduação em artes plásticas na Escola de Belas Artes da UFMG e mestrado em Estudos de Linguagens no Cefet – MG, explicam muita coisa sobre a arte de Luiz Lemos. “Trabalho a construção de texto-imagem a partir da repetição de elementos visuais em diferentes combinações somadas a letras e símbolos gráficos”, explica o artista. Luiz utiliza como conteúdo principal da construção de suas pinturas elementos da comunicação, como letras, balões de quadrinhos e símbolos gráficos; e da comunicação urbana, como sprays de grafites e pixos, superposição de pinturas, estampas e sujeiras.

Na exposição, fica claro as possibilidades de comunicação em grandes cidades “Nos quadros, algumas vezes, evidencio o erro, o gesto sem correção e as camadas de tinta como forma de histórico do que aconteceu durante o processo de criação. Tal qual um prédio tosco ao lado de uma casa nova, ambos ganham destaque”, afirma Luiz.

Em suas pinturas, o artista dissolve signos. O signo verbal comparece em sua plasticidade, desvinculando da palavra e da semântica. De acordo com o curador da exposição Júlio Martins, na escritura de Luiz, o que o interessa é abrir frestas, seja no discurso verbal e imagético, na corporeidade da letra, na memória de gestos dispersadas em camadas de cor, marcas gráficas, leituras de superfícies e pichações sob uma palheta próxima às ruas. “Nas pinturas de Luiz Lemos, torna-se legível e, talvez ainda mais intensamente visível, o confronto da certeza da letra com a incerteza do gesto, que segue dissolvendo as palavras em fragmentos de intensa plasticidade e engajando o olhar nessa semântica”, finaliza Júlio.

Conheça mais sobre o artista

Entre as exposições de Luiz Lemos destacam-se as mostras realizadas no Sesc Palladium, Galeria Mama-Cadela, Centro Cultural da UFMG, Casa Camelo, FAOP e na própria Galeria de Arte BDMG Cultural. A sua atuação ainda conta com inserção na gestão e no fomento à produção artística, especialmente pela criação e direção da Casa Camelo, espaço destinado a produção artística independente de Belo Horizonte, que recebe artistas em residências e ateliês coletivos, além de fomentar mostras coletivas e festivais.

Conheça o BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 29 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida. Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais.

Serviço

Galeria de Arte BDMG Cultural apresenta disso (vendo) palavras, de Luiz Lemos

Abertura: 15 de dezembro, de 19h às 22h

Visitação: 16 de dezembro a 23 de janeiro, diariamente (inclusive sábados, domingos e feriados), de 10h às 18h

Horário estendido: quinta-feira, de 10h às 21h

O acesso é gratuito – Mais informações: (31) 3219-8691

*Assessoria de imprensa: Luiza Serrano

 

LUIZA SERRANO
Assessora de Comunicação
Tel: (31) 3219-8691 Cel: (31) 99313-5508
www.bdmgcultural.mg.gov.br

BDMG CULTURAL

0 0 210 13 dezembro, 2017 Acontecimentos dezembro 13, 2017

Sobre o autor

CEO e Co-fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • Seminário Beleza Autêntica
    Seminário Beleza Autêntica
  • Até mega sena judicial. Só arrebentando 
  • Temer queria evitar, mas Cármen Lúcia irá decidir sobre ministra
  • Os partidos alemães e a constituição do Bundestag
  • Talibã reivindica autoria de ataque a hotel de luxo em Cabul
  • SPD vai negociar coalizão com CDU: e agora?
  • ATUALIZAR A CONVENÇÃO É UM DESAFIO