Crise hídrica se agrava e governo espera para alertar população.
Publicado por

Crise hídrica se agrava e governo espera para alertar população.

Governos populistas contam com a sorte, governos adultos e responsáveis planejam e não esperam pelo pior. Não é preciso ser especialista para notar que estamos em um período de seca atípico. A caixa d’água de Minas Gerais está se esvaziando e os reservatórios entraram em alerta.

Contudo nossos governantes seguem esperando a crise se agravar para chamar a população à sua responsabilidade, orientando para o uso racional da água. Infelizmente a cultura do desperdício continua presente e não é raro ver pessoas lavando passeio ou cantando no chuveiro. Brasileiro não sabe o que é sacrifício, vive em abundância.

Mesmo com os alertas de especialistas, o povo não sabe usar os recursos naturais, em especial a água. E quando falamos de água, devemos lembrar também de energia elétrica. Tem ficado cada dia mais evidente os ciclos de seca na região sudeste do Brasil. Ciclos climáticos que são incontroláveis e por vezes severos.

Enquanto no sul e no norte estes ciclos de chuvas se repetem com frequência, no sudeste a seca tem se prolongado. Em períodos de cheia, o ideal seria estocar água em grandes reservatórios. Porém construir barragens não é coisa simples, demanda recursos e uma ajuda da divina providência, relacionadas à topografia, espaço ocioso e uma dose de ousadia de governantes, que todo mundo sabe, vive tampando buracos.

Com efeito, enquanto as caixas de água da região sudeste não forem renovadas, o correto é não abusar da sorte e nem se nortear pela lógica do voto, adiando decisões importantes como as de convocar a população para economizar. Ninguém duvida que as chuvas virão um dia, só não se sabe quando. Até lá canja de galinha e economia não fará mal a ninguém.

José Aparecido Ribeiro
Consultor em Assuntos Urbanos
Autor do Blog SOS Mobilidade Urbana – Portal uai.com.br
31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com

Colunista / Colaborador da 2/1 Revista Eletrônica

A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre e natureza
0 0 500 16 agosto, 2017 2por1, Mix Informações agosto 16, 2017

Sobre o autor

CEO e Co-fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • Seminário Beleza Autêntica
    Seminário Beleza Autêntica
  • Até mega sena judicial. Só arrebentando 
  • Temer queria evitar, mas Cármen Lúcia irá decidir sobre ministra
  • Os partidos alemães e a constituição do Bundestag
  • Talibã reivindica autoria de ataque a hotel de luxo em Cabul
  • SPD vai negociar coalizão com CDU: e agora?
  • ATUALIZAR A CONVENÇÃO É UM DESAFIO