Clovis Salgado Gontijo lança Ressonâncias noturnas: do indizível ao inefável
Publicado por

Clovis Salgado Gontijo lança Ressonâncias noturnas: do indizível ao inefável

Estudo filosófico se aprofunda no tema da noite como motivo ou cenário fecundo para obras de inúmeros artistas, com destaque para a música

No dia 22 de junho, às 19h, o BDMG Cultural receberá o sarau de lançamento do livro Ressonâncias noturnas: do indizível ao inefável, de Clovis Salgado Gontijo, com a participação dos músicos Davi Camisassa, Leoni Werner, Ramon Coelho Marinho e do ator Vinícius di Castro. Adaptada da tese de doutorado do autor, a obra parte de uma análise das vias em que a negatividade da noite se constrói e se aprofunda, para em seguida visitar alguns “lugares” de valorização da experiência noturna, como as albas provençais, a mística cristã, a pintura barroca, a teoria do sublime, a arte romântica e, por fim, a música. A publicação faz parte da Coleção Filosofia, das Edições Loyola.

Professor assistente da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Clovis Salgado Gontijo possui dupla formação em Música e Filosofia: cursou bacharelado em Música pela Faculdade Santa Marcelina, e em Filosofia pela FAJE; mestrado em Música pela Texas Christian University (TCU), EUA e doutorado em Estética e Teoria da Arte pela Faculdade de Artes da Universidade do Chile.

“Ao longo da história da arte ocidental, inúmeros artistas têm elegido a noite como motivo ou cenário para suas obras. Tal escolha contraria, à primeira vista, uma compreensão bastante difundida também no Ocidente, seja pela via da filosofia clássica, seja pela via da tradição judaico-cristã, na qual a noite e o obscuro aparecem como imagens do indeterminado, do vazio e do não-ser”, explica o autor.

Por outro lado, entre os “lugares” em que a negatividade da noite se dissolve, ou seja, em que se descobre a extrema fecundidade da experiência noturna, está a música, arte próxima ao cotidiano do autor. “A música é uma forma de arte que, por sua suposta essência noturna, de acordo com o pensador francês contemporâneo Vladimir Jankélévitch, merece ser detalhadamente estudada sob esse enfoque, o que permitirá uma melhor compreensão de aspectos fundamentais da experiência musical. Além disso, sua proximidade com o tema da noite poderia ter contribuído para dar origem a um gênero musical específico, o noturno para piano,” analisa.

Clovis Salgado Gontijo foi selecionado como bolsista da agência chilena Conicyt, onde desenvolveu sua tese intitulada O motivo da noite: da esterilidade indizível à musicalidade inefável, sob orientação do professor Andrés Claro. Ao longo de um ano, contribuiu para a revista Família Cristã, com artigos dedicados a possíveis conexões entre arte e espiritualidade. Além de suas pesquisas orientadas à filosofia da música, à mística e ao pensamento de Vladimir Jankélévitch, Clovis também aplica seus conhecimentos a projetos ligados à formação de público e à sensibilização estética.

Conheça o BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 27 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada à qualidade de vida. Suas ações culturais abrem espaço para jovens, artistas novos e consagrados. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, das 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais.

Serviço

Sarau de lançamento do livro Ressonâncias noturnas: do indizível ao inefável, de Clovis Gontijo Salgado

Dia 22 de junho, às 19h

Participação dos músicos Davi Camisassa, Leoni Werner, Ramon Coelho Marinho e do ator Vinícius di Castro

Galeria de Arte BDMG Cultural – Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes – Acesso gratuito

Mais informações: (31) 3219-8691

LUIZA SERRANO
Assessora de Comunicação
Tel: (31) 3219-8691 Cel: (31) 99313-5508
www.bdmgcultural.mg.gov.br

BDMG CULTURAL

0 0 440 15 junho, 2017 Agenda Cultural junho 15, 2017

Sobre o autor

CEO e Co-fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • Temer nega ter autorizado Rocha Loures a negociar em seu nome
    Temer nega ter autorizado Rocha Loures a negociar em seu nome
  • Moscou registra o mês mais escuro de sua história
  • Carro invade calçadão da praia de Copacabana e deixa feridos
  • Cotação do real em relação ao euro e ao dólar
  • Segurança em foco
  • Meliá lança campanha Super Sale com até 40% OFF em diversos destinos ao redor do mundo
  • Literatura para todos