CINE THEATRO BRASIL VALLOUREC CELEBRA QUATRO ANOS COM EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE ÁLVARO APOCALYPSE
Publicado por

CINE THEATRO BRASIL VALLOUREC CELEBRA QUATRO ANOS COM EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE ÁLVARO APOCALYPSE

Multiartista mineiro e fundador do Grupo Giramundo ganha homenagem em exposição que narra sua trajetória criativa nas artes plásticas e no teatro.

“O Baú de Álvaro Apocalypse” convida o público a visitar as galerias do Cine Theatro Brasil Vallourec e contará com obras interativas e oficinas de bonecos para crianças e apresentação teatral

Fotos em alta resolução

https://www.flickr.com/…/arvoredec…/albums/72157687108002534

Belo Horizonte, setembro de 2017 – Em outubro, o Cine Theatro Brasil Vallourec completa quatro anos desde sua restauração e reabertura para o público. Para celebrar a data, entre os dias 03 de outubro e 05 de novembro os dois andares de galerias do centro cultural receberão a exposição inédita e gratuita: “O Baú de Álvaro Apocalypse”. Criador do Grupo Giramundo e multiartista, o mineiro de Ouro Fino deixou um extenso legado de sua rica trajetória como pintor, ilustrador, gravador, desenhista, diretor de teatro, cenógrafo, professor, museólogo e publicitário.

Aberto ao público em outubro de 2013, o Cine Theatro Brasil Vallourec se consolidou como espaço dedicado à cultura e aos mais diversos eventos. “Completamos quatro anos de atividades orgulhosos e conscientes da importância do nosso espaço para toda a cadeia da cultura em Belo Horizonte e Minas Gerais. A qualidade e a diversidade de nossos projetos e programação são um estímulo à produção artística e fomentam a democratização do acesso e a formação de público”, comenta Alberto Camisassa, presidente do Cine Theatro Brasil Vallourec.

Sobre a exposição

A exposição gratuita contará com 100 obras e aproximadamente 25 bonecos do Giramundo, que guiarão o público pelas diversas etapas da carreira do artista e mostrarão um pouco do processo criativo de um dos grupos teatrais mais renomados do país. A curadoria de Paulo e Adriana Apocalypse, neto e filha do artista, levará ao público quadros criados a partir das mais variadas técnicas que e sobre diversos temas, representando sua a pluralidade artística e criativa. Tinta a óleo; gravura em metal; xilogravura; nanquim, são algumas das variações que compõem o baú de Apocalypse.

A grande novidade interativa da exposição estará em quadros em alto relevo, criados a partir de uma técnica de impressão 3D, que cumprirão o papel inclusivo à mostra, permitindo que pessoas com deficiência visual possam apreciar o trabalho do artista. A proposta é que dois quadros em exposição estejam expostos com suas versões em alto relevo ao lado para que os visitantes possam tocá-lo e desfrutar do conteúdo exposto.

Oficina e espetáculo para as crianças

As crianças que forem ao Cine Theatro Brasil Vallourec conhecer e admirar o trabalho de Álvaro Apocalypse poderão participar de uma oficina gratuita de construção de bonecos ministrada pelos integrantes do Grupo Giramundo. A ação acontecerá durante a Semana da Criança em ação realizada pelo Cine Brasil. As inscrições e informações estão disponíveis pelo site www.cinetheatrobrasil.com.br

No dia 12 de outubro, também dentro da programação comemorativa infantil realizada pelo Cine Theatro Brasil Vallourec, o público poderá assistir ao espetáculo “O Carnaval dos Animais”, do Grupo Giramundo. A peça, inspirada na obra do francês Charles Camille de Saint-Saëns no século XIX, traz a maior coleção de marionetes a fio reunida em uma peça do repertório do Grupo. O enredo aborda a decisão do Rei Leão de dar uma festa na floresta para todos os animais, exceto os de boca grande. A decisão gera conflito com alguns bichos que usam artifícios para participarem da confraternização.

Sobre o artista

Álvaro Brandão Apocalypse era mineiro de Ouro Fino. Pintor, ilustrador, gravador, cenógrafo e fundador de um dos grupos teatrais mais renomados do país, o Giramundo O multiartista estudou gravura em metal e litografia na Escola Guignard e anos mais tarde se tornou professor da Escola de Belas Artes da Faculdade de Arquitetura da UFMG, onde lecionou por décadas. Em uma incursão pela Europa, coordenou o Ateliê de Tecnologia do Instituto Internacional de Marionetes, em Charleville-Mèziéres, França. Realizou desenhos e atuou como ilustrador em várias publicações, como o álbum de gravura Minas de Guimarães Rosa, publicado em 1977 pela Imprensa da UFMG, entre outros. Em 2001, veio a público o livro Álvaro Apocalypse: Depoimento, coordenado por Marília Andrés Ribeiro e Fernando Pedro da Silva, pela editora C/Arte.

SERVIÇO:

ANIVERSÁRIO DE 4 ANOS DO CINE THEATRO BRASIL VALLOUREC

– EXPOSIÇÃO “O BAÚ DE ÁLVARO APOCALYPSE”

De 03 de outubro a 05 de novembro – de terça a domingo, das 11h às 19h

ACESSO GRATUITO

Local: Cine Theatro Brasil Vallourec | Galerias 5º e 6º andares

Endereço: Praça Sete – Belo Horizonte – MG.

Bilheteria: Av. Amazonas, 315 – Centro – Belo Horizonte – MG

Telefone: (31) 3201-5211

Informações: www.cinetheatrobrasil.com.br

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

Árvore de Comunicação – (31) 3194-8700
Direção: Rafael Araújo

Atendimento:

Tiago Penna – (31) 3194-8713 | 98329-1513

tiago@aquitemarvore.com.br

flickr.com

0 0 1020 27 setembro, 2017 Agenda Cultural setembro 27, 2017

Sobre o autor

CEO e Co-fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • CRIANÇAS TOCAM SINO DA CURA PARA COMEMORAR FIM DO TRATAMENTO ONCOLÓGICO NO HOSPITAL DA BALEIA
    CRIANÇAS TOCAM SINO DA CURA PARA COMEMORAR FIM DO TRATAMENTO ONCOLÓGICO NO HOSPITAL DA BALEIA
  • Escalada para o Planeta Brasil, Orquesta Atípica de Lhamas lança seu primeiro single na terça-feira
  • Carnaval SP – TRYP Jesuíno Arruda lança promoção exclusiva para clientes que viajam com seus pets
  • Temer nega ter autorizado Rocha Loures a negociar em seu nome
  • Moscou registra o mês mais escuro de sua história
  • Carro invade calçadão da praia de Copacabana e deixa feridos
  • Cotação do real em relação ao euro e ao dólar