A TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE DA MÚSICA DE WILSON DIAS NO MEMORIAL VALE
Publicado por

A TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE DA MÚSICA DE WILSON DIAS NO MEMORIAL VALE

Gerais Cultura de Minas apresenta: Wilson Dias. Show do violeiro no Memorial Vale será no sábado (26/8), às 16h, com entrada gratuita

No próximo sábado (26/8), Gerais Cultura de Minas apresenta Wilson Dias no Memorial Vale. No show, o violeiro interpreta composições de seus seis CD’s gravados ao longo de 25 anos de carreira, mesclando com clássicos do cancioneiro popular brasileiro. Em suas músicas estão presentes a dança, os ritmos, as festas religiosas, o folclore e as lendas. O artista canta a terra, a arte, a cultura e a alma de sua gente com um canto legítimo de quem tem raízes fincadas no mesmo chão onde vive o seu povo. A entrada é gratuita, sujeita a lotação.

A apresentação de Wilson Dias faz parte da programação especial que o Memorial Vale preparou em agosto para marcar o Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17/8. A história brasileira, através de diversas citações na literatura nacional, mostra que a viola é, se não o mais popular, certamente um dos mais importantes instrumentos do país. Não é por menos que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está analisando projeto que busca o reconhecimento da viola caipira como patrimônio imaterial brasileiro.

Wilson Dias se vale da tradição, mas suas composições têm frescor e uma roupagem contemporânea. E é do Vale do Jequitinhonha de onde ele extrai sua poética, em sintonia com o século XXI. Ao lado de Wallace Gomes (violão) Wilson Dias apresentará as canções Eu vi, Deus é violeiro, Brasil Festeiro, Martim Pescador, Mercado Ambulante, Diolinda, Céu, Canção de Siruiz, Prosa Mineira, Colibri, Mucuta, Dalira e Vagalume.

Wilson Dias

O cantor, compositor e violeiro Wilson Dias é mineiro de Olhos D’Água, no Vale do Jequitinhonha, ponto de partida de sua trajetória. Foi desse pequeno celeiro cultural que Wilson Dias herdou e trouxe para a arte as benéficas influências da vida em comunidade, da cultura e da arte popular, em suas manifestações tanto religiosas, quanto profanas. Enriquecido pelo berço onde nasceu, o artista cresceu aberto para a vida e livre para experimentar e se enriquecer ainda mais culturalmente, com todas as influências e experiências oriundas do folclore e da seresta mineira. Toda essa riqueza estão bem representados nos seus discos, gravados ao longo de vinte anos de trabalho e de muita estrada.

Escolhido para representar os mais de 400 violeiros e violeiras do Festival Voa Viola e selecionado para se apresentar na cidade de Recife, Teatro de Santa Izabel, Wilson Dias foi premiado neste Festival na categoria “Canção”. O músico também já recebeu o Prêmio Rozini de Excelência da Viola. Atualmente, Wilson Dias prepara seu mais novo trabalho, um disco duplo (instrumental e cultura popular), comemorando seus 20 anos de carreira.

SERVIÇO

Gerais Cultura de Minas apresenta: Wilson Dias

Data: 26/8- sábado
Horário: 16h
ENTRADA GRATUITA

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias
Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.
http://www.memorialvale.com.br
https://www.facebook.com/memorialvale
https://www.youtube.com/user/memorialvale

ASSESSORIA DE IMPRENSA
__________________________________________________

Luz Comunicação
Atendimento: Wandra Araujo – (31) 9.9964-5007
imprensa@jozanefaleiro.com

Coordenação: Jozane Faleiro – (31) 3567-6714 | 9.9204-6367
contato@jozanefaleiro.com

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE
Christiano Borges – (31) 3916-2025 | 9.8478-4374
christiano.borges@vale.com

A imagem pode conter: 1 pessoa, chapéu, barba e área interna
0 0 410 22 agosto, 2017 Agenda Cultural agosto 22, 2017

Sobre o autor

CEO e Co-fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • Cotação do real em relação ao euro e ao dólar
    Cotação do real em relação ao euro e ao dólar
  • Air Berlin leiloa de assentos a cobertores da 1ª classe
  • Governo avança na privatização da Eletrobras
  • CRIANÇAS TOCAM SINO DA CURA PARA COMEMORAR FIM DO TRATAMENTO ONCOLÓGICO NO HOSPITAL DA BALEIA
  • Escalada para o Planeta Brasil, Orquesta Atípica de Lhamas lança seu primeiro single na terça-feira
  • Carnaval SP – TRYP Jesuíno Arruda lança promoção exclusiva para clientes que viajam com seus pets
  • BRASIL MOSTRA A TUA CARA