Presidente pró-russo da República Tcheca é reeleito
Publicado por

Presidente pró-russo da República Tcheca é reeleito

Mundo

No cargo desde 2013, Milos Zeman conquistou mais um mandato após a vitória no segundo turno. Eleição ocorre logo após renúncia do governo do país.

Tschechien Sieger der Präsidentschaftswahlen Milos Zeman (picture alliance/AP/P.D. Josek) O presidente Milos Zeman.

O presidente da República Tcheca, Milos Zeman, foi declarado neste sábado (27/01) como o vencedor do segundo turno das eleições presidenciais do país, de acordo com os resultados oficiais.

O escritório de estatísticas do país apontou que com a contagem já abrangendo 98% dos distritos de votação, Zeman tinha 51,64% dos votos contra 48,35% do seu oponente, o ex-diretor da Academia de Ciências, Jiri Drahos.

O comparecimento foi de 66,5% dos 8,4 milhões dos eleitores do país.

Disputa

O presidente de 73 anos deveu sua liderança graças aos distritos rurais do país. É esperado que os números finais apontem que seu adversário, Drahos, um pró-europeu, tenha conseguido mais apoio entre eleitores mais educados de áreas urbanas

Drahos admitiu a derrota para seus apoiadores alguns minutos depois do resultado ter sido anunciado.

No primeiro turno, no início de janeiro, Zeman havia conquistado 38,56% dos votos em um pleito que incluiu nove candidatos. Drahos ficou em segundo lugar, com 26,60%.

Presidente e premiê alinhados

Um dos deveres do presidente do país é selecionar o primeiro-ministro.

Apesar da queda do governo tcheco nesta semana, que era liderado pelo populista Andrej Babis, Zeman –  um ex-primeiro-ministro de esquerda – deu mais uma chance para que seu aliado forme uma nova administração.

Zeman prometeu indicar Babis novamente antes do fim do seu mandato atual, que expira em 8 de março. O primeiro-ministro enfrenta uma série de acusações de fraude e foi derrotado nesta semana em um voto de confiança no Parlamento.

Perfil

Com uma postura pró-Rússia e de defesa  do estreitamento dos laços do seu país com a China, Zeman é visto como uma figura controversa na política tcheca.

Ele também é entre os lideres da Europa Oriental um dos maiores críticos da política de imigração da UE, que visa distribuir uniformemente imigrantes e refugiados da África e do Oriente Médio em todo o bloco. Essa retórica anti-imigração e antimuçulmana , porém, tem lhe garantido o apoio de muitos eleitores.

Ele é o terceiro presidente da República Tcheca, depois de Vaclav Havel e Vaclav Klaus. Zeman  também foi o primeiro presidente a ser eleito diretamente pela população quando a eleição deixou de ser indireta há cinco anos.

Fonte: Deutsche Welle

0 0 970 28 janeiro, 2018 Acontecimentos janeiro 28, 2018

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • Japoneses planejam primeiras colônias lunares
    Japoneses planejam primeiras colônias lunares
  • Porsche abandona o diesel
  • “O Homem no Espelho”: Espetáculo musical que reverencia Michael Jackson, em cartaz no Sesc Palladium, dias 26 e 27 de outubro
  • As pesquisas como fator eleitoral
  • Mobilidade urbana não entra no debate de candidatos aos governo de Minas
  • Você decide. E arca com as consequências
  • BRASIL MOSTRA TUA CARA