Luiz Fux assume presidência do TSE
Publicado por

Luiz Fux assume presidência do TSE

BRASIL

Em cerimônia de posse, ministro promete ser irredutível com a aplicação da Lei da Ficha Limpa neste ano de eleição. Magistrado sucede Gilmar Mendes no cargo.

Luiz FuxLuiz Fux toma posse no TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux assumiu nesta terça-feira (06/02) a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O magistrado sucede o ministro Gilmar Mendes no cargo.

Na cerimônia de posse, Fux prometeu que será irredutível com a aplicação da Lei da Ficha Limpa neste ano de eleição e afirmou que fichas sujas estarão “fora do jogo democrático”.

Leia mais: O desafio das ‘fake news’ nas eleições de 2018

“A estrita observância da Lei da Ficha Limpa se apresenta como pilar fundante da atuação do TSE. A Justiça Eleitoral, como mediadora do processo sadio, será irredutível na aplicação da Ficha Limpa”, destacou Fux.

O magistrado também falou sobre a importância do combate às notícias falsas e destacou que o papel do TSE é neutralizar comportamentos abusivos. “Uma campanha limpa se faz com a divulgação de virtudes de um candidato sobre o outro, e não com a difusão de atributos negativos pessoais que atingem irresponsavelmente uma candidatura”, completou.

O presidente Michel Temer e os presidentes do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, e do STF, Cármen Lúcia, participaram da cerimônia.

Fux nasceu no Rio de Janeiro e formou-se em direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ele foi o primeiro ministro do STF indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff.

O TSE é composto por sete ministros. A presidência é ocupada pelo que está a mais tempo no cargo entre os três ministros do STF que também compõem o tribunal eleitoral. Dois ministros oriundos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia completam a composição da corte.

Fonte: Deutsche Welle

0 0 1230 07 fevereiro, 2018 Acontecimentos fevereiro 7, 2018

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • Opinião: Merkel e Putin, adversários confiáveis em tempos de incerteza
    Opinião: Merkel e Putin, adversários confiáveis em tempos de incerteza
  • Erdogan diz que não vai ceder aos EUA
  • Venezuelanos são agredidos e expulsos em Roraima
  • Banda carioca 90 Contos lança disco inspirado por cinema e literatura
  • Teatro -“Piaf! O Show”, estrelado por Nathalie Lhermitte o espetáculo celebra a música e vida da lendária cantora parisiense, Edit Piaf, dias 12 e 13 de setembro no Sesc Palladium
  • MORARMAIS BH18 IMPERDÍVEL
  • VENDE-SE DOIS LOTES DE TERRAS – MUNICÍPIO DE BORBA – ESTADO DO AMAZONAS – BRASIL / BRAZIL