Lançamento de catálogo e bate-papo na Galeria de Arte BDMG Cultural
Publicado por

Lançamento de catálogo e bate-papo na Galeria de Arte BDMG Cultural

Luiz Lemos convida o curador Júlio Martins para falar sobre o seu trabalho e curiosidades

BDMG Cultural – Abertura da Exposição “Divssol Vendo Palavras” de Luiz Lemos. Galeria do BDMG, Belo Horizonte MG. 15/12/2017. © Copyright Élcio Paraíso/Bendita – Conteúdo & Imagem | Todos os direitos reservados | All rights reserved

A graduação em artes plásticas na Escola de Belas Artes da UFMG e mestrado em Estudos de Linguagens no Cefet – MG, explicam muita coisa sobre a arte de Luiz Lemos. “Trabalho a construção de texto-imagem a partir da repetição de elementos visuais em diferentes combinações somadas a letras e símbolos gráficos”, explica o artista. No dia 18 de janeiro, às 19h, ele participará do bate-papo sobre a sua exposição dissol (vendo) palavras e do lançamento do catálogo da mostra. O curador Júlio Martins também estará no evento para contar sobre as pinturas e curiosidades. O acesso será gratuito.

BDMG Cultural – Abertura da Exposição “Divssol Vendo Palavras” de Luiz Lemos. Galeria do BDMG, Belo Horizonte MG. 15/12/2017. © Copyright Élcio Paraíso/Bendita – Conteúdo & Imagem | Todos os direitos reservados | All rights reserved

Luiz utiliza como conteúdo principal da construção de suas pinturas elementos da comunicação, como letras, balões de quadrinhos e símbolos gráficos; e da comunicação urbana, como sprays de grafites e pixos, superposição de pinturas, estampas e sujeiras.

Na exposição, fica claro as possibilidades de comunicação em grandes cidades. “Nos quadros, algumas vezes, evidencio o erro, o gesto sem correção e as camadas de tinta como forma de histórico do que aconteceu durante o processo de criação. Tal qual um prédio tosco ao lado de uma casa nova, ambos ganham destaque”, afirma Luiz.

Em suas pinturas, o artista dissolve signos. O signo verbal comparece em sua plasticidade, desvinculando da palavra e da semântica. De acordo com o curador da exposição Júlio Martins, na escritura de Luiz, o que o interessa é abrir frestas, seja no discurso verbal e imagético, na corporeidade da letra, na memória de gestos dispersadas em camadas de cor, marcas gráficas, leituras de superfícies e pichações sob uma palheta próxima às ruas. “Nas pinturas de Luiz Lemos, torna-se legível e, talvez ainda mais intensamente visível, o confronto da certeza da letra com a incerteza do gesto, que segue dissolvendo as palavras em fragmentos de intensa plasticidade e engajando o olhar nessa semântica”, finaliza Júlio.

Conheça mais sobre o artista

Entre as exposições de Luiz Lemos destacam-se as mostras realizadas no Sesc Palladium, Galeria Mama-Cadela, Centro Cultural da UFMG, Casa Camelo, FAOP e na própria Galeria de Arte BDMG Cultural. A sua atuação ainda conta com inserção na gestão e no fomento à produção artística, especialmente pela criação e direção da Casa Camelo, espaço destinado a produção artística independente de Belo Horizonte, que recebe artistas em residências e ateliês coletivos, além de fomentar mostras coletivas e festivais.

Conheça o BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 29 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida. Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais.

Serviço

Galeria de Arte BDMG Cultural apresenta dissol (vendo) palavras, de Luiz Lemos

Lançamento do catálogo e bate-papo com o artista: 18 de janeiro, às 19h

Visitação: 16 de dezembro a 23 de janeiro, diariamente (inclusive sábados, domingos e feriados), de 10h às 18h

Horário estendido: quinta-feira, de 10h às 21h

O acesso é gratuito – Mais informações: (31) 3219-8691

Contato do artista Luiz Lemos

*Assessoria de imprensa: Luiza Serrano 

LUIZA SERRANO
Assessora de Comunicação
Tel: (31) 3219-8691 Cel: (31) 99313-5508
www.bdmgcultural.mg.gov.br

BDMG CULTURAL

0 0 760 14 janeiro, 2018 Eventos/Moda janeiro 14, 2018

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • Ortega volta atrás em reforma da previdência na Nicarágua
    Ortega volta atrás em reforma da previdência na Nicarágua
  • Macron: não há “plano B” para acordo nuclear com Irã
  • Criminalidade na Alemanha teve maior decréscimo em 25 anos
  • Como a impressão 3D está revolucionando a indústria
  • Coladera inicia temporada dos shows no Brasil de seu novo disco, La Dôtu Lado
  • “BRINCAR DE MORAR EM LIVRO” TRAZ CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA PÚBLICO DO MEMORIAL VALE
  • Vistoriam spa e ignoram os enjaulados