Irã anuncia nova arma “contra EUA e Israel”
Publicado por

Irã anuncia nova arma “contra EUA e Israel”

MUNDO

Teerã afirma que revelará novo caça e aprimorará suas defesas antimísseis, para enfrentar ameaças americanas e israelenses. Marinha do país também informa ter testado com sucesso novo sistema de defesa.

    
Modelo de jato batizado de Qaher 313, apresentado pelo Irã em 2013

Protótipo do caça Qaher 313 foi apresentado pelo Irã em 2013, mas analistas foram céticos quanto à viabilidade do projeto

O Irã anunciou que revelará nesta semana um novo caça a jato e aprimorará suas defesas antimísseis, para enfrentar ameaças de Israel e dos EUA, afirmou neste domingo (19/08) a agência de notícias iraniana Tasnim, citando o ministro da Defesa do país.

“Nossa principal prioridade é a nossa capacidade de mísseis e devemos aumentá-la, considerando os esforços do inimigo em defesa contra mísseis”, disse Amir Hatami, em entrevista à televisão na noite de sábado, segundo a Tasnim.

Ele acrescentou que um novo caça “voará no Dia Nacional da Indústria de Defesa”, celebrado na próxima na quarta-feira.

O Irã revelou em 2013 o que afirmou ser um novo caça a jato, chamado Qaher 313, mas na época alguns especialistas expressaram dúvidas sobre a viabilidade da aeronave.

A força aérea funcional do Irã é composta de apenas algumas dúzias de aeronaves de ataque, de fabricação russa e velhos modelos defasados produzidos nos EUA, adquiridos antes da revolução iraniana de 1979.

Hatami disse que o programa de defesa foi motivado pelas lembranças dos ataques com mísseis sofridos pelo Irã durante sua guerra de oito anos com o Iraque, na década de 1980, e pelas repetidas ameaças de Israel e dos Estados Unidos, que afirmaram que “todas as opções estão sobre a mesa” nas relações com o Irã.

“Aprendemos na guerra (Irã-Iraque) que não podemos confiar em ninguém além de nós mesmos. Vimos que, onde quer que não sejamos capazes, ninguém terá piedade de nós”, disse ele. “Nossos recursos são limitados e estamos comprometidos em estabelecer segurança a um custo mínimo”, frisou. “Atualizamos nossos mísseis de acordo com as ameaças e ações de nossos inimigos, como um meio de dissuasão e para dar uma resposta esmagadora ao inimigo”, acrescentou.

Hatami ressaltou que o rival regional, a Arábia Saudita, “tem o maior orçamento militar do mundo depois dos EUA e da China, enquanto o nosso orçamento de defesa é limitado”. “O que qualquer nação com tal situação e passado faria em nosso lugar?”, disse.

O comandante da Marinha iraniana, Hossein Khanzadi, informou no sábado que “testes costeiros e marítimos do sistema Kamand de defesa de curta distância foram concluídos com sucesso” e disse que este sistema “foi montado em um navio de guerra e será montado em um segundo navio em breve”, segundo a agência de notícias semioficial Tasnim.

A Guarda Revolucionária do Irã afirmou no início do mês que realizou jogos de guerra no Golfo, com o objetivo de “enfrentar possíveis ameaças” dos inimigos.

O Comando Central das Forças Armadas dos EUA disse ter detectado aumento da atividade naval iraniana, estendendo-se até o Estreito de Hormuz, uma via estratégica para exportação de petróleo que o Irã ameaça bloquear.

Fonte: Deutsche Welle

0 0 280 20 agosto, 2018 Em Alerta agosto 20, 2018

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • Japoneses planejam primeiras colônias lunares
    Japoneses planejam primeiras colônias lunares
  • Porsche abandona o diesel
  • “O Homem no Espelho”: Espetáculo musical que reverencia Michael Jackson, em cartaz no Sesc Palladium, dias 26 e 27 de outubro
  • As pesquisas como fator eleitoral
  • Mobilidade urbana não entra no debate de candidatos aos governo de Minas
  • Você decide. E arca com as consequências
  • BRASIL MOSTRA TUA CARA