CRIANÇAS TOCAM SINO DA CURA PARA COMEMORAR FIM DO TRATAMENTO ONCOLÓGICO NO HOSPITAL DA BALEIA
Publicado por

CRIANÇAS TOCAM SINO DA CURA PARA COMEMORAR FIM DO TRATAMENTO ONCOLÓGICO NO HOSPITAL DA BALEIA

 

Belo Horizonte, janeiro de 2018 – Tocar o ‘Sino da Cura’: esse é o sonho de todos os pacientes oncológicos do Hospital da Baleia. O momento tão esperado – que simboliza o fim do tratamento contra o câncer – é inesquecível para os pacientes e seus familiares, assim como para toda equipe assistencial envolvida, que comemora cada etapa do processo de cura. O dia 23/01 será especial: duas crianças e suas famílias vão participar, ao mesmo tempo, desse ritual de esperança. A ação será realizada às 9 horas, no prédio Antônio Mourão, onde funciona o setor de Quimioterapia.

Vitor Hugo de Faria (de 5 anos), em tratamento há 1 ano e 6 meses anos na instituição, realizou a última sessão de quimioterapia no dia 13/01 e está curado de um meduloblastoma (tumor no sistema nervoso central). Já Felipe Gabriel Oliveira Quirino (de 4 anos), que terminou o tratamento de 2 anos e 4 meses contra leucemia, também irá ao Baleia para comemorar com os outros pacientes e funcionários essa nova fase da vida.

Poliana da Conceição de Faria, mãe de Vitor Hugo, respira aliviada e agradece: “é uma felicidade imensa participar deste momento. Vitor está muito feliz. Devo muito à equipe médica e de enfermagem do hospital por tudo que fizeram pelo meu filho”. Para Thais Emanuelle Silva Oliveira, mãe de Felipe Gabriel, o dia será inesquecível: “resumo todo esse sentimento em única palavra – gratidão. Sou grata a Deus e a todos os envolvidos que participaram e torceram pela cura do meu filho”.

A oncologista pediátrica do Hospital da Baleia, Dra. Vanessa Carvalho Lima, destaca que esse ritual de esperança é importante para criança e sua família: “o sino é o simbolismo da vitória e tocá-lo traz muitas recordações. Ao ouvir o soar do sino, a criança se sente campeã e tem a sensação de que ganhou o melhor prêmio do jogo da luta pela vida. Para os pais, é um momento de muito orgulho e resultado da dedicação, entrega e do apoio incondicional ao filho. Quando os familiares estão unidos e focados no tratamento, as chances de sucesso são muito maiores”.

CÂNCER INFANTOJUVENIL

O Hospital da Baleia é referência no tratamento do câncer infantojuvenil e atende pacientes de todo o Estado de Minas Gerais. Durante todo o ano, a instituição promove ações de conscientização para alertar os pais sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e das visitas periódicas ao pediatra.

O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no país. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, são mais de 10 mil novos casos de câncer registrados nessa faixa etária por ano no Brasil. A doença merece toda atenção dos pais, pois os sintomas são facilmente confundidos com os de outras doenças comuns da infância. Daí a importância das visitas periódicas ao Pediatra. Se for diagnosticada precocemente, as chances de cura ficam em torno de 70%.

Apesar de ser raro, o câncer infantil é responsável por parcela significativa de morte na faixa infantojuvenil, especialmente entre 0 e 5 anos. Os canceres mais frequentes em pediatria são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central, os linfomas, os tumores abdominais (neuroblastoma e tumor de Wilms) e tumores ósseos. O diagnóstico precoce é muito importante para o prognóstico, que tem melhorado acentuadamente nas últimas décadas. É fundamental que os pais fiquem sempre atentos, toque nos filhos e observe massas ou manchas na pele. Se especialista for procurado com antecedência, maiores as chances de salvar a vida dos pequenos pacientes.

 

HOSPITAL DA BALEIA

Desde a sua criação, a instituição tem o cuidado da saúde da criança como missão. Na década de 1940, a principal função do hospital era atender os pequenos pacientes acometidos pela tuberculose. Com o passar dos anos, foi se especializando no atendimento cirúrgico, tornando-se um Hospital Geral, com diversas especialidades e serviços. Mesmo com esse crescimento, a Pediatria permaneceu como um dos principais serviços prestados à população, sendo considerada referência na especialidade em Minas Gerais.

SERVIÇO

Evento em comemoração ao fim do tratamento oncológico – Sino da cura

Terça-feira, dia 23/01, às 9 horas

Setor de Quimioterapia do Hospital da Baleia (Prédio Antônio Mourão) – Rua Juramento, 1464 – Saudade

 

PERSONAGENS NO LOCAL

 

 

 

ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO

Árvore Gestão de Relacionamento (31) 3194-8700

Direção: Rafael Araújo

 

ATENDIMENTO:

Mariana Castello Branco – mariana@aquitemarvore.com.br

(31) 3194-8718 / 9 7473-1969

 

0 0 2570 20 janeiro, 2018 Fique Por Dentro janeiro 20, 2018

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • O que esperar do encontro entre Trump e Putin
    O que esperar do encontro entre Trump e Putin
  • Metade das deportações da Alemanha fracassa, afirma jornal
  • Opinião: Não foram os jogos de Putin
  • Em final recheada de gols, França conquista bicampeonato mundial
  • Foi em 1982. Mas continua do mesmo jeito
  • 3 e 4/8 – Contrações, com Débora Falabella no Teatro do Centro Cultural do Minas Tênis Clube
  • Retrato desenhado a mais de 198 anos, por Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade.