COLETIVO A.N.A E GRUPO ‘NEGRO POR NEGRO’ MARCAM O DIA INTERNACIONAL DA MULHER NO MEMORIAL VALE
Publicado por

COLETIVO A.N.A E GRUPO ‘NEGRO POR NEGRO’ MARCAM O DIA INTERNACIONAL DA MULHER NO MEMORIAL VALE

 

Shows de canto e dança serão realizados nos dias 8 e 18 de março, quinta e domingo, com entrada gratuita. Interessados devem retirar senhas uma hora antes das apresentações

BRUMADINHO / BRASIL – (25/05/2017) Inauguração, do Memorial Vale, itinerante, Mineiridades.
© Washington Alves/Light Press

 

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher – 8 de março, o Memorial Minas Gerais Vale – no Circuito Liberdade, traz ao palco atrações que reforçam o papel e a importância da valorização feminina na arte e na sociedade de modo geral: o Coletivo A.N.A, exatamente na quinta-feira, dia 8/3, às 19h; o grupo Negro por Negro, de canto e dança, no dia 18 (domingo), às 11h; e ainda atividades educativas como o “Intervenção Poética”, todas as tardes de sábado do mês de março. A programação é inteiramente gratuita e sujeita a lotação dos espaços Interessados devem retirar senhas uma hora antes do evento. O museu fica na Praça da Liberdade, 640 – Savassi, esquina com Rua Gonçalves Dias.

BRUMADINHO / BRASIL – (25/05/2017) Inauguração, do Memorial Vale, itinerante, Mineiridades.
© Washington Alves/Light Press

Abrindo a série, as vozes de Deh Mussulini, Irene Bertachini, Laura Lopes, Leonora Weissmann, Luana Aires e Michelle Andreazzi – do Coletivo A.N.A, se unem em um show acústico que apresenta canções inéditas e ainda faixas do CD ANA. Diferente do disco, gravado com mais instrumentistas e instrumentos, inclusive elétricos, neste show as próprias ‘cantautoras’ ocupam o palco e são responsáveis pela instrumentação (violões, flauta e percussão), enquanto cantam seu repertório autoral. Com formações variando entre três, quatro e sete vozes, os arranjos refletem uma pesquisa sonora das vozes como elemento rítmico, melódico, se assemelhando em alguns momentos a um instrumento.  No palco do Memorial Vale, o Coletivo conta com a participação do pianista Rodrigo Lana.

Já na manhã do dia 18 de março (domingo), às 11h, o grupo de canto e dança Negro por Negro é quem assume o palco com o show “Me deixa ser tambor”. Formado 27 remanescentes quilombolas de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, o grupo traz consigo o canto e a dança de seus ancestrais afrodescendentes como forma de expressão cultural. Do total, cinco são instrumentistas e todos os demais cantam e dançam – entre estes, três são crianças.

Já aos fins de semana, sempre nas tardes de sábado, educadores do Memorial Vale convidam o público para a “Intervenção Poética”, que marca o Dia Internacional da Mulher com uma intervenção poético-visual que busca refletir sobre o papel das mulheres na sociedade atual: qual mulher? Cidadã? Mãe? Estrangeira? Sagrada? Profana? O encontro é sempre realizado na Sala do Educativo, no primeiro piso do museu, para interessados de todas as idades.

SOBRE O COLETIVO A.N.A

Criado em 2011, o ANA – Amostra Nua de Autoras, é integrado por Deh Mussulini, Irene Bertachini, Laura Lopes, Leonora Weissmann, Luana Aires e Michelle Andreazzi. Compositoras, cantoras, instrumentistas, produtoras, artistas plásticas, todas atuam intensamente na nova cena da música autoral mineira. O Coletivo apresenta canções inéditas, além de faixas do CD ANA, gravado em 2014.

SOBRE O GRUPO ‘NEGRO POR NEGRO’

Foi fundado no dia 21 de novembro de 2012 e situado na região quilombola no interior do município de Brumadinho, na mesorregião metropolitana de Belo Horizonte, onde a maioria da população é negra e possui relação de parentesco. O projeto “Negro por negro” tem como finalidade resgatar a cultura afrodescendente por meio de apresentações culturais que envolvem dança e canto oriundo da cultura afro-brasileira.  Composto por jovens, adultos e crianças, o Grupo Negro por Negro vem fazendo diversas apresentações em eventos como Festival de Inverno, Brumadinho Gourmet, Ação Global, Encontro de Corais Vale do Paraopeba, Canjerê, e Centenário da Estação Ferroviária, entre outros.

SERVIÇO

Memorial Vale convida para programação cultural no Mês da Mulher

8 de março (qui), 19h: Show com Coletivo A.N.A

18 de março (dom), 11h: Show de canto e dança com grupo Negro por Negro

Aos sábados: ação educativa “Intervenção Poética”

ENTRADA GRATUITA. Retirada de senhas uma hora antes dos shows

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale  

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

__________________________________________________

Luz Comunicação

Atendimento: Letícia Bessa – 31 99793-2491

assessoria@jozanefaleiro.com

 

Coordenação: Jozane Faleiro – 31 3567-6714 | 9.9204-6367

jozane@luzcomunicacao.com.br

 

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Christiano Borges – 31 3916-2025 | 9.8478-4374

christiano.borges@vale.com

0 0 1180 06 março, 2018 Agenda Cultural, Cultura Organizacional março 6, 2018

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • Japoneses planejam primeiras colônias lunares
    Japoneses planejam primeiras colônias lunares
  • Porsche abandona o diesel
  • “O Homem no Espelho”: Espetáculo musical que reverencia Michael Jackson, em cartaz no Sesc Palladium, dias 26 e 27 de outubro
  • As pesquisas como fator eleitoral
  • Mobilidade urbana não entra no debate de candidatos aos governo de Minas
  • Você decide. E arca com as consequências
  • BRASIL MOSTRA TUA CARA