CARNAVAL NO MEMORIAL VALE PARA CRIANÇAS E ADULTOS 
Publicado por

CARNAVAL NO MEMORIAL VALE PARA CRIANÇAS E ADULTOS 

Bloco da Bolinha Preta, para crianças, e Escola Unidos do Samba Queixinho antecipam a festa no museu, e tradicional Baile de Máscaras faz a festa da ressaca sob comando de Leonardo Brasilino

No Carnaval de Belo Horizonte tem bloco de rua, mas também tem bloco no museu, sim, senhor! Para 2018, o Memorial Minas Gerais Vale – no Circuito Liberdade, prepara programação que inclui: Bloco da Bolinha Preta, para as crianças, no próximo dia 4 de fevereiro (domingo); Escola Unidos do Samba Queixinho, na alameda em frente ao museu, dia 8/2 (quinta-feira); e a ressaca de carnaval com um tradicional Baile de Máscaras do Memorial, com Leonardo Brasilino e convidados, no dia 15/2 (quinta). A programação é inteiramente gratuita e sujeita a lotação do espaço. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias.

O Bloco da Bolinha Preta antecipa o Carnaval no Memorial e convida crianças de todas as idades para cantar e dançar canções infantis em ritmo típico da festa. A ação terá início às 11h e será realizada juntamente com a Aldeia Jabuticaba e a Cia Pé de Moleque, que privilegiam o olhar para a Primeira Infância com atividades de lazer inclusivas para toda a família. A festa irá ocupar a Sala de Leitura e o Jardim do Memorial, logo no primeiro piso do museu.

Já na quinta-feira véspera de Carnaval, dia 8, a rua em frente ao Memorial Vale vai estar fechada, a partir das 19h30, para que foliões festejem ao comando da Escola Unidos do Samba Queixinho. Fundada em 2009 pelo jornalista e músico Gustavo Caetano, a proposta é fomentar a formação de pessoas interessadas em música percussiva.

Para matar a saudade de quem curtiu os cinco dias da festa, o Memorial Vale faz a festa da ressaca no dia 15/2 (quinta-feira), às 19h, com um tradicional Baile de Máscaras. Para conduzir a folia, o diretor musical do Bloco Chama o Sindico, Leonardo Brasilino, reúne instrumentistas de metal convidados especialmente para o Baile de Máscaras do Memorial. Conhecido como trombonista, cantor, arranjador, compositor e produtor musical, Leonardo Brasilino garante no repertório as conhecidas marchinhas e velhos sambas que irão transformar o museu em um legítimo baile de carnaval. Um atelier também vai estar aberto para visitantes e foliões personalizarem suas máscaras e garantir o colorido tradicional da data.

TRAJE A RIGOR

Ainda no clima de Carnaval, o visitante poderá experimentar vestimentas e adereços de personagens que fizeram parte da história de Minas Gerais durante todos os dias do mês de fevereiro. A ideia é conhecer e vivenciar antigos jeitos mineiros. Uma arara com quase 15 figurinos fica à disposição no Jardim do Memorial e leva o público a ‘vivenciar’ desde o homem primata até a tradicional personagem Chica da Silva. Também fazem parte da atração personagens como namoradeiras, cavalhada, anjo barroco, rei e rainha do Congado, índio Pataxó, bandeirante, jagunço, Tiradentes, João Fernandes, clássicos da sociedade do século 19, moça fantasma – alusivo aos fantasmas de Belo Horizonte, entre outros.

SERVIÇO

CARNAVAL DO MEMORIAL

– Bloco da Bolinha Preta | 4 de fev (dom) – 11h

– Escola Unidos do Samba Queixinho | 8 de fev (qui) – 19h30

– Baile de Máscaras do Memorial | 15 de fev (qui) – 19h

Local: Memorial Minas Gerais Vale

ENTRADA GRATUITA, sujeita a lotação

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale  

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

0 0 300 30 janeiro, 2018 Agenda Cultural, Eventos/Moda janeiro 30, 2018

Sobre o autor

CEO e Co-fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • Opinião: A guerra pervertida e sem rumo na Síria
    Opinião: A guerra pervertida e sem rumo na Síria
  • O Brasil na imprensa alemã (21/02)
  • Brasil piora 17 posições em índice global de corrupção
  • O Musical da Bossa Nova
  • Meliá oferece até 30% de desconto em hotéis no Caribe para o feriado da Páscoa
  • Souchic: 11 looks estilosos para você arrasar!
  • NEOMANUAL – ENSINO DE ARTE E CULTURA