BH sob as teclas mágicas de pianistas consagrados e revelações
Publicado por

BH sob as teclas mágicas de pianistas consagrados e revelações

BDMG Cultural – Jovem Instrumentista – Retratos: Lucas de Moro com os professores Cliff Korman e Marcos Abjaud. 11/08/2015. © Copyright Élcio Paraíso/Bendita – Conteúdo & Imagem | Todos os direitos reservados | All rights reserved

A capital mineira sediará a primeira edição do Festival Internacional de Piano Solo (FIPS), com apresentações, workshops e bate-papo  

No dia 22 de junho, Belo Horizonte será palco para uma grande celebração a um dos mais nobres instrumentos musicais: o piano. Novos e consagrados pianistas se encontrarão no Cine Theatro Brasil Vallourec para um dia dedicado a divulgação e valorização do instrumento. Idealizado pelo consagrado pianista Wagner Tiso,  pela produtora Mariana Lisboa e apoio da APPA – Associação Pró-Cultura Promoção das Arte, com patrocínio da Cemig e do Governo do Estado de Minas Gerais, o Festival Internacional de Piano Solo fará a sua estreia em grande estilo.

XVII Prêmio BDMG Instrumental – Show de Deangelo Silva (um dos vencedores do Prêmio). Deangelo teve como convidado Amilton Godoy e foi acompanhado por André Limão, Wagner Souza, Breno Mendonça, Bruno Vellozo, Felipe Vilas Boas. Teatro do CCBB. 10/08/2017. © Copyright Élcio Paraíso/Bendita Conteúdo & Imagem | Todos os direitos reservados | All rights reserved

Os workshops, masterclasses e pockets  show  serão gratuitos e não será necessário realizar inscrições. Música boa e grandes pianistas para todos, com direito a uma apresentação inédita de encerramento, com Wagner Tiso, Amilton Godoy, Cliff Korman e Marcos Ariel, que ministrará o primeiro workshop do dia, às 10h30.

O pianista, flautista e compositor carioca, tem 25 anos de carreira. Suas composições atravessaram fronteiras, e chegaram a países como França e Estados Unidos. Ao final do workshop, Marcos Ariel  fará um pocket show exclusivo para o público presente.

Às 14h, Cliff Korman assumirá as atividades. Além de se apresentar em eventos no país e no exterior, Cliff tem uma vasta experiência como professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Manhattan School of Music, Escola de Música de Brasília e, atualmente, na Unirio.

 

Música, arte e direito será o tema abordado por Ricardo Bacelar, às 15h. Além de grande pianista, compositor e arranjador, Ricardo atua em discussões nacionais sobre direitos autorais, incentivo à cultura e é um militante a favor da música nas escolas. O seu trabalho contra o plágio foi referência para várias universidades do país.

Para quem aguardava por uma dobradinha com Wagner Tiso e Amilton Godoy, haverá um masterclass com os músicos, às 16h30. Com 60 anos de carreira, Wagner Tiso foi um dos fundadores do Clube da Esquina. Com mais de 30 álbuns lançados, o músico ainda coleciona trilhas para cinema, TV, teatro e duas peças sinfônicas completas. Reconhecido, principalmente, por sua atuação no Zimbo Trio, Amilton Godoypossui uma extensa trajetória musical. O maestro e arranjador é considerado um dos maiores pianistas do mundo e participou como convidado de orquestras regidas por Júlio Medaglia, Chiquinho de Moraes e Simon Bleche, além de inúmeras parcerias com artistas consagrados. Em 1973, criou, ao lado de Barsotti e Chaves e o baterista João Ariza, uma das mais importantes escolas de música do Brasil: o CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical).

Para encerrar o festival, serão realizadas apresentações de piano solo. Wagner TisoAmilton GodoyCliff Korman e Marcos Ariel subirão ao palco do FIPS. Os pianistas Luisa Mitre e Ricardo Itaborahy, além de se apresentarem, receberão os prêmios de revelação.

Luisa Mitre venceu a edição 2018 do Prêmio BDMG Instrumental, além de se destacar pelo melhor arranjo da premiação. Graduada em piano e música popular, e mestre em performance musical pela UFMG, a pianista integra o grupo Toca de Tatu. O seu CD solo de estreia será lançado ainda este ano. Além de ministrar aulas, Luisa se dedica a pesquisa sobre a linguagem da MPB no piano.

Neto do mestre Neném Itaborahy, Ricardo é hoje um dos destaques da nova geração de pianistas mineiros, apresentando-se ao lado de grandes nomes, como Milton Nascimento, Wagner Tido, Toninho Horta, João Bosco e o guitarrista norte americano Stanley Jordan. O pianista estudou no Centro Ian Guest de Aprofundamento Musical no Rio de Janeiro e na Escala Escola de Música e Centro Cultural Pró-Música, em Juiz de Fora.

Serviço

Festival Internacional de Piano Solo (FIPS)

Cine Theatro Brasil Vallourec – Av. Amazonas, 315, Centro

Dia 22 de junho – sexta-feira

21h – Apresentações solo de Wagner Tiso, Amilton Godoy, Cliff Korman, Marcos Ariel, Luísa Mitre e Ricardo Itaborahy. 

Encerramento: Wagner Tiso, Amilton Godoy, Cliff Korman e Marcos Ariel

Ingressos: R$10 (inteira) / R$5 (meia-entrada)

Locais de venda: Bilheteria do Cine Theatro Brasil Vallourec – Av. Amazonas, 315 – Centro ou site www.eventim.com.br

Classificação livre

Informações: 31 3201-5211

 

 Workshops e Masterclasses- 22 de junho – sexta-feira

10h30 – Workshop Marcos Ariel

14h – Workshop com Cliff Korman

15h – Workshop Música, arte e direitoRicardo Bacelar 

16h30 – Masterclass com Amilton Godoy e Wagner Tiso

Cine Theatro Brasil Vallourec – Av. Amazonas, 315, Centro

Informações – 31 2551-3139

Acesso gratuito aos workshops e  masterclasses – Não é necessário realizar inscrição

 

Assessoria de Imprensa – Beth Santos

0 0 420 17 junho, 2018 Agenda Cultural, Eventos/Moda junho 17, 2018

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • A morte do sandinismo histórico
    A morte do sandinismo histórico
  • A inflexibilidade alemã
  • VAMP O MUSICAL – COM CLAUDIA OHANA E NEY LATORRACA NO ELENCO
  • Riviera lança álbum “Aquário” no Cine Theatro Brasil Vallourec
  • Inscrições abertas para o curso técnico em enfermagem da Escola Técnica Santa Casa BH
  • Retrato desenhado a mais de 198 anos, por Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade.
  • Arthur Melo faz show de pré lançamento do seu novo disco em BH