Sobre a Tirania – Vinte cartazes para enfrentar os desafios do presente
Publicado por

Sobre a Tirania – Vinte cartazes para enfrentar os desafios do presente

Exposição com cartazes criados por renomados designers brasileiros chega a BH após passagens pelo Rio de Janeiro e São Paulo e apresentam reflexões a partir da leitura do livro “Sobre a tirania”, de Timothy Snyder

O hall de entrada do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), na rua da Bahia, receberá, entre  29 de novembro, de segunda a sexta-feira, de 9h às18h, a exposição Sobre a Tirania – Vinte cartazes para enfrentar os desafios do presente. Nos cartazes, as lições tiradas do século XX e adaptadas para o mundo de hoje. As peças foram produzidas por reconhecidos designers brasileiros. No dia 28 de novembro, às 19h30, os professores Heloísa Starling e Newton Bignotto, ambos da UFMG, participarão de uma palestra a respeito  do livro Sobre a tirania, com mediação de Ricardo Teperman. O acesso é gratuito.

Timothy Snyder, professor de história em Yale e membro do Instituto de Ciências Humanas em Viena, postou em seu Facebook um texto logo após a eleição presidencial de Donald Trump nos Estados Unidos, em que se podia ler: “Os americanos não são mais sábios que os europeus, que viram a democracia dar lugar ao fascismo, ao nazismo ou ao comunismo. Nossa única vantagem é ser capaz de aprender com a experiência deles”. Em seguida, apresentou vinte lições do século XX reformuladas para a sociedade contemporânea.

A postagem ganhou corpo e forma no livro Sobre a tirania e se tornou best-seller nos Estados Unidos, sendo traduzido para vários idiomas. A repercussão da publicação se deu principalmente pelas recentes experiências em todo mundo, onde o desprestígio da política pode dar lugar ao autoritarismo e à intolerância. ”É um livro de reação, mas escrito por um historiador que é especialista em regimes totalitários”, explica Ricardo Teperman, um dos responsáveis pela exposição que começou em São Paulo.

Do livro para os cartazes. A exposição Sobre a tirania – Vinte cartazes para enfrentar os desafios do presente, reuniu, a convite da editora Companhia das Letras, cartazes inspirados por trechos dos capítulos dos livros. Participaram da confecção do material os designers Alceu Nunes, André Hellmeister, Bruno Romão, Celso Koyama, Claudia Carvalho, Claudio Rocha, Elisa Randow, Fabio Uehara, Helio de Almeida, Joana Figueiredo, Kiko Farkas, Marcos Mello, Mateus Valadares, Raul Loureiro, Rodrigo Maroja, Sarah Bonet, Tamires Cordeiro, Tereza Betinardi, Thiago Lacaz e Victor Burton. Ricardo Teperman considera fundamental zelar pela democracia: “No Brasil, após a Guerra Fria e fim da ditadura, havia uma ideia de conquista de um status no qual a democracia não sofreria retrocessos. Hoje vemos que não é bem assim. A instabilidade institucional do Brasil e de várias partes do mundo tem permitido que esse autoritarismo floresça”, finaliza.

Serviço

Exposição Sobre a Tirania – Vinte cartazes para enfrentar os desafios do presente

De 9 a 29 de novembro, de 9h às 18h

Hall de entrada do BDMG – Rua da Bahia, 1.600, Lourdes (ao lado da Basílica Nossa Senhora de Lourdes)

Palestra: Reflexão a respeito do livro “Sobre a tirania”

Heloísa Starling (UFMG) e Newton Bignotto (UFMG) – mediação Ricardo Teperman (músico e antropólogo, editor das revistas Osesp e Novos Estudos, professor de pós-graduação em canção popular da Faculdade Santa Marcelina)

Dia 28 de novembro, às 19h30

Auditório do BDMG – Marco Túlio – Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes

Acesso gratuito

*Assessoria de imprensa: Luiza Serrano

Conheça o BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 29 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida. Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais.

 

LUIZA SERRANO
Assessora de Comunicação
Tel: (31) 3219-8691 Cel: (31) 99313-5508
www.bdmgcultural.mg.gov.br

BDMG CULTURAL

0 0 1790 10 novembro, 2017 Agenda Cultural novembro 10, 2017

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • A morte do sandinismo histórico
    A morte do sandinismo histórico
  • A inflexibilidade alemã
  • VAMP O MUSICAL – COM CLAUDIA OHANA E NEY LATORRACA NO ELENCO
  • Riviera lança álbum “Aquário” no Cine Theatro Brasil Vallourec
  • Inscrições abertas para o curso técnico em enfermagem da Escola Técnica Santa Casa BH
  • Retrato desenhado a mais de 198 anos, por Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade.
  • Arthur Melo faz show de pré lançamento do seu novo disco em BH