Sempre Um Papo recebe Jotabê Medeiros
Publicado por

Sempre Um Papo recebe Jotabê Medeiros

O Sempre Um Papo recebe o escritor e crítico musical, Jotabê Medeiros, para o debate e o lançamento do livro “Belchior – Apenas Um Rapaz Latino-americano” (Todavia Livros), biografia com relato revelador e intimista sobre essa figura fascinante da MPB. A morte de Belchior, em abril de 2017, foi uma comoção nacional. Dez anos antes, o artista desaparecera. Foi quando Jotabê Medeiros iniciou a pesquisa para um livro sobre o autor de clássicos como “Velha Roupa Colorida”, “Alucinação” e “Como nossos pais”. Foram dezenas de entrevistas com parceiros musicais, amigos de infância, familiares e produtores de seus discos. Este livro traz períodos pouco conhecidos de sua vida, como os anos que passou em um mosteiro, na adolescência. Foi ali que o artista teve seu primeiro contato com literatura e filosofia e habituou-se ao silêncio e à introspecção, características marcantes até o fim da vida. O evento será no dia 29 de setembro, sexta-feira, às 19h30, no auditório da Cemig, com entrada gratuita.

Jotabe Medeiros- Jornalista e escritor

Trecho do livro:

Belchior começou a desaparecer em 2007. As evidências de que seu sumiço era inusitado e “misterioso” foram sendo levantadas pela imprensa e por alguns vestígios que corroboravam a tese de uma fuga doida: além do ateliê abandonado, agentes que não conseguiam marcar shows, pensões atrasadas, celular desativado, familiares que não mais conseguiam dizer como encontrá-lo, amigos que não sabiam mais seu endereço e, enfim, as primeiras dívidas. O estacionamento Jaguaribe Park, de São Paulo, o processou primeiro, reclamando o pagamento de R$ 8.323,59 – Belchior abandonara em suas dependências uma Mercedes C180 HA 18W, placa CCW-9000, ano 1995. Também largou outro veículo no aeroporto de Congonhas. Angela Margareth Henman Belchior, ex-mulher de Belchior, mãe de Camila e Mikael, entrou com ação de partilha de bens em 2013, com sucesso. Fez isso para evitar que todos os bens fossem confiscados por dívidas comezinhas que estavam virando bolas de neve gigantescas após o sumiço do ex. “Quando eu soube que ele tinha sumido por causa de umas dividazinhas, comecei a procurá-lo. Fui até a irmã dele. Eu podia resolver isso. Nós podíamos arrumar dois ou três shows e pagar tudo. Era coisinha. Mas não consegui achá-lo. Ele não quer ser ajudado”, contou um desolado Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, ex-ministro da Fazenda e candidato eterno à presidência, logo após um debate político em São Paulo, em 2016.

Jotabê Medeiros é repórter e crítico musical. Já atuou na CNT/Gazeta, na Veja São Paulo e nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Em 2004, Jotabê foi finalista do Prêmio Comunique-se de Jornalismo.

Serviço:

Sempre Um Papo com Jotabê Medeiros

Dia 29 de setembro, sexta-feira, às 19h30, no auditório da Cemig – Rua Alvarenga Peixoto 1200, Santo Agostinho – BH

Informações para a imprensa

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br

31 992046367 – 35676714

0 0 1330 21 setembro, 2017 Agenda Cultural setembro 21, 2017

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • A morte do sandinismo histórico
    A morte do sandinismo histórico
  • A inflexibilidade alemã
  • VAMP O MUSICAL – COM CLAUDIA OHANA E NEY LATORRACA NO ELENCO
  • Riviera lança álbum “Aquário” no Cine Theatro Brasil Vallourec
  • Inscrições abertas para o curso técnico em enfermagem da Escola Técnica Santa Casa BH
  • Retrato desenhado a mais de 198 anos, por Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade.
  • Arthur Melo faz show de pré lançamento do seu novo disco em BH