Seminário “Pensando a Democracia, a República e o Estado de Direito no Brasil” discute Mercado e Democracia
Publicado por

Seminário “Pensando a Democracia, a República e o Estado de Direito no Brasil” discute Mercado e Democracia

Série de encontros convida Bruno Reis, Clélio Campolina e Nelson Barbosa para um debate sobre o tema

No dia 16 de outubro, às 19h, o seminário Pensando a Democracia, a República e o Estado de Direito no Brasil convida o vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG Bruno Reis, o ex-reitor da UFMG Clélio Campolina, e o ex-ministro Nelson Barbosa, professor titular da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo para discutir sobre Mercado e Democracia. O evento é fruto da parceria entre o BDMG Cultural e os projetos República e Democracia Participativa, da UFMG O acesso é gratuito. A entrada está sujeita a lotação. Serão emitidos certificados para os participantes. Não é necessário realizar inscrição prévia.

De acordo com um dos idealizadores do projeto, o professor Leonardo Avritzer, o tema é a mudança de postura das forças do mercado em relação a democracia. “Depois de se envolverem no impeachment, essas forças ao mesmo tempo são contra as investigações de malfeitos no governo Temer”, explica. O professor ainda destaca que a cada momento da crise, o índice Bovespa sobe. “Como explicar essa nova visão do mercado contra a política democrática?”, finaliza.

O seminário é realizado desde  o segundo semestre de 2016.

O ministro Clélio Campolina Diniz (CeT), participa do seminário Qual Universidade Servirá ao Brasil?, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Elza Fiuza/Agência Brasil)

 

Participantes

Bruno Reis  é professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais e doutor pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Atualmente,  é vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Clélio Campolina é graduado em Engenharia Mecânica, mestre e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, em 2014, foi Ministro da Ciência e Tecnologia no governo Dilma Rousseff.

Nelson Barbosa foi Ministro de Estado do Planejamento e Ministro de Estado da Fazenda no governo Dilma Rousseff. PhD em Economia, ocupa hoje o cargo de professor titular da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e é professor adjunto do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ).

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, comenta a publicação do Decreto de Programação Orçamentária e Financeira de 2015, com o contingenciamento do Orçamento (José Cruz/Agência Brasil)

Conheça o BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 29 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida. Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. Às quintas-feiras, o seu horário de funcionamento se estende até às 21h. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais.

Serviço

Pensando a Democracia, a República e o Estado de Direito no Brasil – Mercado e Democracia

Bruno Reis (UFMG), Clélio Campolina (UFMG) e Nelson Barbosa (FGV – SP)

Dia 16 de outubro, segunda-feira, às 19h

Auditório do BDMG – Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes

Acesso gratuito. Não é necessária inscrição. Sujeito a lotação do espaço (200 lugares)

Mais informações: (31) 3219-8691

*Assessoria de imprensa: Luiza Serrano – (31) 3219-8691 / 99313-5508 (favor não divulgar os números)

 

 

 

 

LUIZA SERRANO
Assessora de Comunicação
Tel: (31) 3219-8691 Cel: (31) 99313-5508
www.bdmgcultural.mg.gov.br

0 0 1190 11 outubro, 2017 Agenda Cultural, Fique Por Dentro outubro 11, 2017

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • Lançamento em MG do livro Canto Mineral, Drummond+Bracher
    Lançamento em MG do livro Canto Mineral, Drummond+Bracher
  • Especialistas debatem novidades no tratamento do Câncer de Pulmão em Workshop gratuito
  • Setor comemora decisão do STJ de transferir ao adquirente de imóvel do PMCMV o pagamento da comissão de corretagem
  • Caixa Econômica Federal, gestora do FI-FGTS, quer mais transparência, melhor governança e equidade de condições entre os investidores do Fundo
  • Evento gratuito | Autismo sem barreiras (23 de junho)
  • Festa junina do Minas Tênis Clube aposta na conscientização sobre a preservação do Cerrado
  • Fuga da América Central é única opção para muitos