Renato Saldanha leva em sua bagagem a essência da música mineira em show inédito
Publicado por

Renato Saldanha leva em sua bagagem a essência da música mineira em show inédito

Violonista e compositor premiado pelo 17º Prêmio BDMG Instrumental apresenta, na série de shows dos vencedores do 17º Prêmio BDMG Instrumental, repertório autoral com a participação especial do músico Marcelo Martins
O violonista Renato Saldanha define a sua música como um pouco de tudo que já viveu, cercada pela essência da música mineira. No dia 20 de setembro, às 20h, o compositor e arranjador levará a sua bagagem musical ao palco da série de shows dos vencedores do 17º Prêmio BDMG Instrumental, no Teatro I, no CCBB-BH. No repertório, composições autorais vencedoras da premiação realizada pelo BDMG Cultural, com a participação especial do músico convidado Marcelo Martins. O acesso será gratuito.
O público poderá ver no show do compositor um pouco de tudo que ela já viveu. “A essência mineira na minha música tem uma pitada nova, uma personalidade de tudo que já passei, guitarra, rock, valsa, até lembranças da igreja, onde comecei a tocar”, completa.
Autodidata, o violonista natural de Divinópolis já trabalhou com Marcelo Martins em 2000, quando produziu arranjos para um CD em que o saxofonista e flautista participava. “Sou fã do som dele há muito tempo. Como músico, ele me toca muito. Em 2000 ele tocou arranjos que eu estava produzindo para um CD de outro músico. Me deu dicas, e esse contato ficou na memória. Precisava de alguém para tocar minhas melodias neste show, então pensei logo nele”, explicou Renato.
Acompanhado por Arthur Rezende (bateria), Christiano Caldas (piano) e Pablo Souza (baixo), Renato Saldanha vai  interpretar entre as composições autorais Voo Livre e Valsa para Luiza, as quais apresentou na final do Prêmio BDMG Instrumental em Belo Horizonte. “ Apresentar minhas composições como vencedor do BDMG Instrumental é especial. Esta parte da premiação é a melhor. A composição para mim é algo forte, mas nunca tive uma chance grande como essa”, afirma.
Além de Renato Saldanha, participarão da série de shows do 17º Prêmio BDMG Instrumental o baterista Eduardo Sueitt, o pianista Deangelo e o trompetista William Alves. Os vencedores foram selecionados por uma comissão julgadora formada por músicos, compositores e jornalistas consagrados.
Até o mês de novembro, os músicos se apresentarão no CCBB, em Belo Horizonte, e em São Paulo, no “Instrumental Sesc Brasil”, do Sesc SP. Nos shows da capital mineira, cada vencedor poderá se apresentar ao lado de um nome reconhecido no cenário instrumental.
Prêmio BDMG Instrumental
Há 17 anos, o BDMG Cultural realiza o Prêmio BDMG Instrumental. A cada nova edição são revelados talentos da música instrumental mineira, que têm a oportunidade de apresentar trabalhos autorais nas séries de shows dos vencedores da premiação. Durante essa trajetória, a premiação conta há mais de 11 anos com um parceiro imprescindível para a divulgação e o fomento da música instrumental em nosso país, o Sesc SP, por meio do programa Instrumental Sesc Brasil.
Programação shows São Paulo – Instrumental Sesc Brasil
20 de setembro – Renato Saldanha
4 de outubro – Eduardo Sueitt
8 de novembro – William Alves
 
Conheça mais sobre Renato Saldanha, um dos vencedores do 17º Prêmio BDMG Instrumental
O violonista e guitarrista Renato Saldanha nasceu em Divinópolis. Autodidata, o compositor e arranjador já participou de produções como Tudo é Jazz, ao lado de Túlio Mourão; apresentações na TV Senac; e festivais de jazz com o baterista americano Jimy Duchowny. O instrumentista faz parte do espetáculo “Missa dos Quilombos”, baseado na obra de Milton Nascimento. O músico também atua como produtor musical, com trabalhos realizados para Saulo Laranjeira, Selma Carvalho, Gê Lara, Luiza Lara, Bernardo Rodrigues, entre outros. Em 2011, foi convidado para participar do CD “O que me consola”, de Telo Borges, além de participar, no mesmo ano, das gravações dos discos de Túlio Mourão e Geraldo Vianna. No ano passado, atuou como diretor musical, arranjador e violonista no show “Luiza lara canta Chico Buarque”. Acompanhado pela banda Jazz a Zero, Renato se apresenta em shows e festivais mineiros, como destaque para a 4ª edição do Festival Gastronomia na Praça e Jazz & Blue Afternoon, em Divinópolis.
 
MÚSICAS
Amor e Testemunho – Renato Saldanha
Voo Livre – Renato Saldanha
Valsa para Luiza – Renato Saldanha
Vou deitar e rolar – Baden Powell e Paulo César Pinheiro
Dia de Festa – Renato Saldanha
A Lua e Eu – Renato Saldanha
Samba para Nina – Renato Saldanha
Triste Alegria – Renato Saldanha
Céu de Setembro – Renato Saldanha
Apenas mais uma Solidão – Renato Saldanha
Choro de Domingo – Renato Saldanha
Palavras, Palavras – Renato Saldanha
Tema do Renascer – Renato Saldanha
MÚSICOS
Arthur Rezende – bateria
Christiano Caldas – piano
Pablo Souza – baixo
Convidado especial: Marcelo Martins – sax e flauta
BDMG Cultural
O BDMG Cultural é um instituto que há 29 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida. Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais.
Serviço
Série de shows dos vencedores do Prêmio BDMG Instrumental apresenta Renato Saldanha
Dia 20 de setembro, segunda-feira, às 20h
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-BH – Teatro I – Praça da Liberdade, 450
Assessoria de imprensa: Luiza Serrano
LUIZA SERRANO
Assessora de Comunicação
Tel: (31) 3219-8691 Cel: (31) 99313-5508
www.bdmgcultural.mg.gov.br
MArca

XVII Prêmio BDMG Instrumental – Vencedores: Deangelo Silva (pianista), Renato Saldanha (violonista), William Alves (trompetista) e Eduardo Sueitt (baterista)i. Finalistas Sem Receita e Leandro César. Pocket Show com o Vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo, Aloízio Horta. Teatro Sesiminas. Belo Horizonte MG. 30/04/2016. © Copyright Élcio Paraíso/Bendita Conteúdo & Imagem | Todos os direitos reservados | All rights reserved

XVII Prêmio BDMG Instrumental – Vencedores: Deangelo Silva (pianista), Renato Saldanha (violonista), William Alves (trompetista) e Eduardo Sueitt (baterista)i. Finalistas Sem Receita e Leandro César. Pocket Show com o Vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo, Aloízio Horta. Teatro Sesiminas. Belo Horizonte MG. 30/04/2016. © Copyright Élcio Paraíso/Bendita Conteúdo & Imagem | Todos os direitos reservados | All rights reserved

1 0 1190 19 setembro, 2017 Agenda Cultural, Eventos/Moda setembro 19, 2017

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • VENDE-SE DOIS LOTES DE TERRAS – MUNICÍPIO DE BORBA – ESTADO DO AMAZONAS – BRASIL / BRAZIL
    VENDE-SE DOIS LOTES DE TERRAS – MUNICÍPIO DE BORBA – ESTADO DO AMAZONAS – BRASIL / BRAZIL
  • Cem anos de Ingmar Bergman, ícone do cinema
  • Cair para levantar
  • Israel e Hamas fecham cessar-fogo após onda de bombardeios
  • Meninos tailandeses agradecem por terem sido salvos
  • Brasileiro conquista ouro na Olimpíada Internacional de Matemática
  • Eventos climáticos extremos devem ser cada vez mais fatais