Quatro shows, quatro compositores e muita música
Publicado por

Quatro shows, quatro compositores e muita música

Juarez Moreira estreia série de apresentações inéditas com a participação do consagrado Wagner Tiso, em show que homenageia Milton Nascimento e os 120 anos de BH

No dia em que Belo Horizonte completa 120 anos, 12 de dezembro, o compositor, violonista, guitarrista e arranjador Juarez Moreira dará início ao seu novo projeto, Juarez Moreira e Convidados, às 20h, no CCBB-BH. Em cada show, o músico receberá um convidado de destaque do cenário musical para homenagear um ícone da música popular brasileira, sempre ao lado do Quarteto de Cordas Taron, formado por Hyu-Kyung Jung (violino), Frank Hammer (violino),  Luciano Gatelli (viola) e Eduardo Swerts (violoncelo). Além dos parceiros de longa data Kiko Mitre (baixo) e Lincoln Cheib (bateria).

 

Para começar com o pé direito, o primeiro músico a participar da série de encontros será Wagner Tiso. Ao lado de Juarez, eles farão uma homenagem dupla: aos 120 anos de Belo Horizonte e a um dos mais inventivos compositores brasileiros, Milton Nascimento. Ambos são parceiros de palco, composições e gravações do mestre Bituca, e interpretarão um repertório com canções de Juarez Moreira, como “Bom dia” e “Cine Pathé”, além de clássicos de Milton, entre eles, “Travessia”, ‘San Vicente” e ‘Vera Cruz”. Os arranjos inéditos foram escritos por Juarez, Wagner Tiso e Mauro Rodrigues, produzidos especialmente para a série que conta com o patrocínio do Banco do Brasil –  CCBB. Em quatro anos de Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte, esta será a primeira vez que o espaço abrirá em uma terça-feira.

Com mais de 45 anos de carreira, Wagner Tiso sempre esteve presente na trajetória de Juarez. No início da sua trajetória musical, o violonista tocou com a banda de Wagner, onde teve a oportunidade de conhecer músicos como Paulo Braga, Robertinho Silva, Mauro Senise, Luiz Alves, entre outros. Foi neste momento que Juarez Moreira decidiu que a engenharia não o saciava, mas a música.

Juarez Moreira cresceu ouvindo jazz, bossa nova e a música brasileira dos anos 50. O também guitarrista e arranjador se apresentou nos quatro cantos do mundo e tem 12 CDs lançados e um DVD gravado ao vivo. Nesta extensa trajetória na música instrumental, subiu ao palco ao lado de Egberto Gismonti, Ivan Lins, Bituca, Yamandu Costa, Toninho Horta, Maria Bethânia, Gal Costa, entre outros. Se apresenta em festivais e projetos como Free Jazz, I Love Jazz, Joinville Jazz Festival, Instrumental Sesc Brasil, Tudo é Jazz, Festa da Música, MIMO Festival, Choro Jazz, Música no Museu e Série BH Instrumental, além de show fora do país, como estados Unidos, França, Venezuela, Portugal, Itália, Suíça, Finlândia, Argentina e Venezuela.

O compositor também se enveredou por outros segmentos da música, e juntamente com os amigos e violonistas parceiros Fernando Araújo e Aliéksey Vianna, criou o Festival Internacional de Violão de Belo Horizonte (FIV), do qual são curadores. O festival é um os principais da América Latina. Como produtor musical e arranjador, atuou em vários CD’s, entre eles, A Lua Luará, com Cláudya de Oliveira, Heikki Sarmanto e Fernando Brant.

 

Programação

Os shows que darão continuidade a série já têm data. No dia 17 de janeiro, Juarez receberá o bandolinista Hamilton de Holanda, em uma homenagem especial a um dos mais aclamados compositores brasileiros, Antônio Carlos Jobim. Na terceira apresentação, 7 de fevereiro, será a vez do saxofonista e flautista Nivaldo Ornelas participar de uma nova leitura das obras do compositor de “Aquarela do Brasil”, Ary Barroso. Para encerrar a temporada, Juarez Moreira receberá uma das mais icônicas vozes da MPB, Mônica Salmaso, que homenageará o consagrado Baden Powell, no dia 21 de fevereiro.

Serviço

Juarez Moreira convida Wagner Tiso e homenageiam Milton Nascimento

Dia 12 de dezembro, às 20h

CCBB-BH – Teatro I – Praça da Liberdade, 450, Funcionários

Venda de ingressos: eventim.com.br ou na bilheteria do CCBB, de quarta a segunda, das 9h às 21h – R$20 (inteira) / R$10 (meia)

Informações: (31) 3431-9400

Clientes Banco do Brasil têm pré-venda exclusiva e pagam meia-entrada em todas as apresentações.

Classificação livre

 

Assessoria de Imprensa – Beth Santos – 31 999123 8000 – artelivre2002@gmail.com

 

Bárbara Campos Guimarães
Assessoria de Imprensa
Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Tel (31) 3431-9412
barbaracg@bb.com.br

0 0 1000 25 novembro, 2017 Agenda Cultural, Cultura Organizacional novembro 25, 2017

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • Sempre Um Papo e o Sesc Santo André recebem a mestre em Filosofia Política Djamila Ribeiro
    Sempre Um Papo e o Sesc Santo André recebem a mestre em Filosofia Política Djamila Ribeiro
  • Cotação do real em relação ao euro e ao dólar
  • Tribunal mantém pena de 30 anos para Dirceu
  • UE barra importação de carne de 20 frigoríficos brasileiros
  • PROGRAMA JOÃO CARLOS AMARAL ENTREVISTA EMÍLIO PAROLINI
  • Restaurante Aromatique prepara almoço especial para celebrar o Dia das Mães
  • 2/1 Revista Eletrônica