Pianista, compositor e arranjador de 25 anos abre temporada de shows do XVII Prêmio BDMG Instrumental
Publicado por

Pianista, compositor e arranjador de 25 anos abre temporada de shows do XVII Prêmio BDMG Instrumental

Premiado como um dos quatro vencedores e como melhor instrumentista desta 17ª edição, Deangelo Silva contará com a participação especial de Amilton Godoy

De São Gonçalo do Rio Abaixo, interior de Minas Gerais, para o mundo. Apesar da pouca idade, o talentoso Deangelo Silva já tem colhido frutos da sua dedicação e trabalho como compositor, arranjador, instrumentista e produtor. Um dos destaques do 17º Prêmio BDMG Instrumental, que consagra os quatro melhores compositores e instrumentistas mineiros, ou residentes no estado há mais de dois anos, ele se apresentará no dia 10 de agosto, às 20h, no Teatro do CCBB – BH, com a participação especial do consagrado Amilton Godoy. O acesso será gratuito.

“Vejo o Prêmio BDMG Instrumental como uma entrada com o pé direito na minha carreira de solista, já encaminhada com o lançamento do meu primeiro CD, Down the River”, afirma Deangelo que contará com a presença de Amilton Godoy em seu show. Amilton, consagrado arranjador, compositor e pianista, foi presidente da comissão julgadora do 17º Prêmio BDMG Instrumental, e aceitou o convite do jovem músico para participar da apresentação. “Amilton Godoy é para mim uma espécie de ‘pai’ do piano brasileiro. É uma dádiva ter a benção desse pianista nesse momento da minha carreira. Lançar o disco, ganhar o prêmio e ter o Amilton abençoando isso tudo é motivo de muita euforia. Além de ser um super pianista, ele é um ser humano de uma alma bondosa que reluz a distância”, explica.

Deangelo será acompanhado pela banda que tocou ao seu lado no dia da premiação, formada por André ‘Limão’ Queiroz (bateria), Bruno Vellozo (baixo), Felipe Vilas Boas (guitarra), Breno Mendonça (sax tenor) e Wagner Souza (trompete). No repertório do show inédito, canções de seu novo CD, cujo nome foi inspirado em sua cidade natal. “Faço uma pequena menção honrosa a minha cidade de nascimento, São Gonçalo do Rio Abaixo, lugar onde está a minha família e origens”, conta.

Entre as músicas estão as composições autorais com as quais Deangelo concorreu à premiação, Bahia e Maracatu Papai. “Já estou com ansiolíticos no bolso. É muita emoção para um momento só. De maneira positiva irei usar esse turbilhão de boas energias para surfar em uma boa onda musical. O público pode esperar um show completamente autoral, com composições escritas e arranjadas por esse que vos fala, e de certa maneira uma música única, uma música brasileira com influência de todos os grandes mestres, mas feita por um jovem contemporâneo do século XXI em Minas Gerais”, explica ansioso o pianista.

Além de Deangelo, participarão da série de shows do 17º Prêmio BDMG Instrumental o baterista Eduardo Sueitt, o violonista Renato Saldanha e o trompetista William Alves. Os vencedores foram selecionados por uma comissão julgadora formada por músicos, compositores e jornalistas consagrados.

Até o mês de novembro, os músicos se apresentarão no CCBB, em Belo Horizonte, e em São Paulo, no “Instrumental Sesc Brasil”, do Sesc SP. Nos shows da capital mineira, cada vencedor poderá se apresentar ao lado de um nome reconhecido no cenário instrumental.

Prêmio BDMG Instrumental

Há 17 anos, o BDMG Cultural realiza o Prêmio BDMG Instrumental. A cada nova edição são revelados talentos da música instrumental mineira, que têm a oportunidade de apresentar trabalhos autorais nas séries de shows dos vencedores da premiação. Durante essa trajetória, a premiação conta há mais de 11 anos com um parceiro imprescindível para a divulgação e o fomento da música instrumental em nosso país, o Sesc SP, por meio do programa Instrumental Sesc Brasil.

Programação shows Belo Horizonte

10 de agosto – Deangelo Silva

20 de setembro – Renato Saldanha

04 de outubro – Eduardo Sueitt

8 de novembro – William Alves

Conheça mais sobre Deangelo Silva, um dos vencedores do 17º Prêmio BDMG Instrumental

Com 25 anos, Deangelo Silva desenvolve seu trabalho a partir da pesquisa e produção da MPB, jazz e música latino-americana, com uma sólida base de compositores eruditos. Recém-formado pela UFMG, teve aulas com Cliff Korman, André ‘Limão’ Queiroz, Wilson Lopes, Cléber Alves, entre outros. Estudou também com Emanuel Castilha, Dan Murphy e Jack Swants. Vale destacar a produção e apresentação em diversos espetáculos e álbuns no Brasil e no exterior, ao lado de artistas como Stephan Kurman e Toninho Horta. Em 2010, o pianista gravou o disco “Geraes Big Band”, sob regência do maestro Marcos Albricker, e em 2013 produziu e dirigiu o álbum “East”, de Túlio Araújo. Natural de São Gonçalo do Rio Abaixo, o compositor atua como produtor, arranjador e professor, integrando diversos grupos de Belo Horizonte.

MÚSICAS

Bahia – Deangelo Silva

São Paulo – Deangelo Silva

Aquelas Coisas Todas – Deangelo Silva

Maracatu Papai – Deangelo Silva

Dois Mil e Jazz – Deangelo Silva

Luisa – Deangelo Silva

Trovoada – Felipe Vilas Boas

Choro – Amilton Godoy

MÚSICOS

Felipe Vilas Boas – guitarra

Breno Mendonça – sax tenor

Bruno Vellozo – baixo

André ‘Limão’ Queiroz – bateria

Wagner Souza – trompete

Convidado especial: Amilton Godoy – piano

BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 29 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida. Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais.

Serviço

Série de shows dos vencedores do Prêmio BDMG Instrumental apresenta Deangelo Silva

Dia 10 de agosto, quinta-feira, às 20h

CCBB-BH – Teatro I – Praça da Liberdade

Acesso gratuito mediante retirada de ingresso 1h antes na bilheteria do teatro

Assessoria de imprensa: Luiza Serrano

LUIZA SERRANO
Assessora de Comunicação
Tel: (31) 3219-8691 Cel: (31) 99313-5508
www.bdmgcultural.mg.gov.br

BDMG Cultural

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, tocando um instrumento musical, sentado e área interna
0 0 820 04 agosto, 2017 2por1, Agenda Cultural agosto 4, 2017

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • Sempre Um Papo e o Sesc Santo André recebem a mestre em Filosofia Política Djamila Ribeiro
    Sempre Um Papo e o Sesc Santo André recebem a mestre em Filosofia Política Djamila Ribeiro
  • Cotação do real em relação ao euro e ao dólar
  • Tribunal mantém pena de 30 anos para Dirceu
  • UE barra importação de carne de 20 frigoríficos brasileiros
  • PROGRAMA JOÃO CARLOS AMARAL ENTREVISTA EMÍLIO PAROLINI
  • Restaurante Aromatique prepara almoço especial para celebrar o Dia das Mães
  • 2/1 Revista Eletrônica