Orquestra de Câmara Opus apresenta “Rock in Concert” com participação de Claudio Venturini e Maurinho Nastácia
Publicado por

Orquestra de Câmara Opus apresenta “Rock in Concert” com participação de Claudio Venturini e Maurinho Nastácia

Concerto traz repertório com canções de Beatles, Guns n’ Roses, Pink Floyd, Deep Purple, Legião Urbana e muitos outros. Apresentação será dia 8 de outubro, no Cine Theatro Brasil Vallourec

A Orquestra de Câmara OPUS dá continuidade às comemorações de seus 10 anos de carreira, realizando o Rock in Concert: uma apresentação com repertório exclusivo de canções clássicas do rock nroll nacional e internacional. A regência é do maestro Leonardo Cunha, que também assina a direção musical e os arranjos orquestrais. No repertório estarão hits dos Beatles, Guns nRoses, Elvis Presley, Pink Floyd, Deep Purple, Yes, Rush, Eagles, Eric Clapton, Legião Urbana e Paralamas do Sucesso, entre outros grandes nomes. O concerto será no domingo, dia 8 de outubro, às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec.

O show, que tem o patrocínio da Volvo e da Tracbel através de Lei Federal de Incentivo à Cultura, terá participações especiais de Cláudio Venturini, um dos ícones da música popular brasileira, ao lado de sua banda 14 Bis, e de Maurinho Nastácia, que tem conquistado gerações com o rock’n roll o grupo Tianastácia. A apresentação comemora os 50 anos da Tracbel, que é patrocinadora da Orquestra desde a sua criação. O público poderá ouvir também versões orquestradas de canções de Queen, Rush, Van Halen, Led Zeppelin, Yes, The Doors, Scorpions, ACDC, Tianastácia, 14 Bis, Raul Seixas e outros.

A Orquestra de Câmara OPUS foi fundada pelo maestro Leonardo Cunha, em outubro de 2006, com o propósito de popularizar a música orquestral e erudita e também aproximar músicas populares do arranjo clássico. A OPUS propõe uma nova experiência musical ao envolver a execução de obras de compositores eruditos e arranjos exclusivos de outras canções de maior acesso do público. Nesta apresentação, os arranjos foram feitos, especialmente, com os clássicos do rock n` roll, explica o maestro, que comanda a orquestra composta por 17 músicos, entre cordas, sopros, percussão e, ainda, guitarra e baixo elétrico.

As orquestras de câmara – criadas, tradicionalmente, para apresentações em locais menores e públicos reduzidos – são compostas por menos músicos e instrumentos em comparação com as orquestras sinfônicas e filarmônicas. O arranjo reduzido de músicos permite maior flexibilidade e mobilidade ao mesmo tempo em que oferece aos seus ouvintes a experiência singular da tradução de notas e partituras complexas na harmonia e enlevo que somente uma orquestra pode oferecer.

Orquestra de Câmara OPUS

Desde 2006, a orquestra de Câmara Opus apresenta o projeto Orquestrando Brasilrealizando apresentações em mais de 100 cidades de oito estados brasileiros. Em 2007, este projeto resultou na gravação de um CD cujo repertório foi escolhido a partir das músicas de maior identificação do público durante as apresentações.

A partir do lançamento do CD Orquestrando Brasil, a Orquestra de Câmara OPUS foi convidada a apresentar-se fora do país, alcançando projeção internacional. Em 2011, a OPUS realizou quatro concertos no Peru Lima e Cuzco e também na Europa em 2012, com quatro concertos na Alemanha Munique, Potsdam e Berlim e França Paris.

Também em 2011, a OPUS registrou peças de compositores britânicos em seu segundo CD. Neste álbum, a Orquestra gravou obras tradicionais do repertório camerístico escrito para orquestra de cordas, pelos compositores E. Elgar, G. Holst e B. Britten.

Dentre os artistas convidados que se apresentaram com a Orquestra OPUS estão: Maria Gadu, Guilherme Arantes, Fafá de Belém, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Daniela Mercury, Ana Carolina, Nando Reis, Derico Sciotti (Saxofonista do Programa do Jô), Ulla Benz (violino/Alemanha), Jasmin Gottstein (flauta/Alemanha), Márcio Carneiro (Violoncelo/Suíça), Knut Andreas (maestro/Alemanha) e Jitka Hosprová (viola/República Tcheca).

SERVIÇO

Orquestra de Câmara OPUS apresenta “Rock n’ Concert”

Convidados Cláudio Venturini e Maurinho Nastácia

Classificação: Livre

Data/horário: 8 de outubro, domingo, às 20h

Local: Cine Theatro Brasil Valourec – Avenida Amazonas, 315, Centro, Belo Horizonte

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) -R$ 15,00 (meia)

Venda: www.compreingressos.com ou http://goo.gl/KnsGmR

e bilheteria do teatro

Meia entrada válida para: maiores de 60 anos. E para estudantes devidamente identificados, válida até 40% dos ingressos vendáveis do teatro (conforme DECRETO no 8.537, de 05 de outubro de 2015).

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Luz Comunicação – www.luzcomunicacao.com.br

Jozane Faleiro – (31) 3567-6714 | 9.9402-6367 |

jozane@luzcomunicacao.com.br

Atendimento Wandra Araujo – (31) 99964-5007

imprensa@luzcomunicacao.com.br

0 0 1480 07 outubro, 2017 Agenda Cultural, Mix Informações outubro 7, 2017

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • A morte do sandinismo histórico
    A morte do sandinismo histórico
  • A inflexibilidade alemã
  • VAMP O MUSICAL – COM CLAUDIA OHANA E NEY LATORRACA NO ELENCO
  • Riviera lança álbum “Aquário” no Cine Theatro Brasil Vallourec
  • Inscrições abertas para o curso técnico em enfermagem da Escola Técnica Santa Casa BH
  • Retrato desenhado a mais de 198 anos, por Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade.
  • Arthur Melo faz show de pré lançamento do seu novo disco em BH