LIVRO SOBRE EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS HERDADAS PELO BRASIL SERÁ LANÇADO NO MEMORIAL VALE
Publicado por

LIVRO SOBRE EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS HERDADAS PELO BRASIL SERÁ LANÇADO NO MEMORIAL VALE

Rangel Cerceau Netto revela modo de vida na Minas Gerais colonial e dá apontamento de como as sociedades se inventam e reinventam ao longo dos anos na publicação que será lançada sábado (1/7). Evento tem entrada gratuita

O professor e pesquisador, Rangel Cerceau Netto, lança no sábado (1/7) o livro “Entre as formas de se pensar e as maneiras de se viver: a família mestiça e a vida familiar em Minas Gerais Colonial”, no Memorial Vale. As pesquisas apresentadas na publicação abordam as relações étnico-culturais e sociais demarcadas pelo trânsito entre os grupos humanos que se reuniram nos territórios coloniais, integrando os diferentes agentes forjadores das sociedades mestiças, na Minas Gerais colonial. O lançamento será às 11h e tem entrada gratuita.

Rangel Cerceau Netto apresenta as diversidades das formas de convívio e de papéis entre homens e mulheres como chefes, a sobreposição de funções de membros familiares, entre outras dinâmicas. As histórias particulares, mas também coletivas, que apresentam o cotidiano de moradores nas Comarcas do Rio das Velhas e do Serro Frio são muito mais do que uma amostragem da experiência histórica especificada: ensinam sobre como as sociedades se inventam e reinventam, fazendo de suas condições particulares instrumentos poderosos de viver.

Destaca-se na obra a abordagem deliberada de observar os vestígios e fragmentos, oferecidos pelo tratamento de consistente documentação, através do que Rangel indica como “inversão do foco no olhar sobre as práticas de imposição familiar executada pelas autoridades eclesiásticas” sobre as famílias mestiças. Resulta daí uma ampliação de horizontes e a iluminação de um quadro muito mais complexo e dinâmico, mais coerente com as condições históricas das relações familiares.

O autor

Rangel Cerceau Netto – doutor em História Social da Cultura pela UFMG – é professor e editor de revista do Centro Universitário de Belo Horizonte (Unibh). É autor de diversos livros e artigos científicos e integra o Grupo de pesquisa sobre Estudos Africanos e História do Atlântico Negro. Tem experiência nas áreas de História da América e do Brasil Colonial, História das Mulheres, História da Família, História da escravidão e das mestiçagens.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Entre as formas de se pensar e as maneiras de se viver: a família mestiça e a vida familiar em Minas Gerais Colonial” de Rangel Cerceau Netto

Data: 1/7 – sábado

Horário: 11h

ENTRADA GRATUITA

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

ASSESSORIA DE IMPRENSA

__________________________________________________

Luz Comunicação

Atendimento: Wandra Araujo – (31) 9.9964-5007

imprensa@luzcomunicacao.com.br

Coordenação: Jozane Faleiro – (31) 3567-6714 | 9.9204-6367

jozane@luzcomunicacao.com.br

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Christiano Borges – (31) 3916-2025 | 9.8478-4374

christiano.borges@vale.com

A imagem pode conter: 1 pessoa
0 0 1050 28 junho, 2017 Agenda Cultural junho 28, 2017

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • Agência alemã para refugiados acusada de irregularidades
    Agência alemã para refugiados acusada de irregularidades
  • Cotação do real em relação ao euro e ao dólar
  • Campanha contra “detetives da previdência” mobiliza suíços
  • Dez morrem em protestos contra reforma da previdência na Nicarágua
  • Loja colaborativa e aceleradora de pequenos empreendimentos locais, Mooca, lança marketplace online
  • Sempre Um Papo realiza a festa “São Jorge de Rosas e Livros” no dia 23 de abril, na Praça da Liberdade 
  • MINISTÉRIO DA CULTURA E BRADESCO SEGUROS APRESENTAM “CINDERELLA, O MUSICAL”