Irene Bertachini e Cristiano Gouveia lançam o CD Lili Canta o Mundo!
Publicado por

Irene Bertachini e Cristiano Gouveia lançam o CD Lili Canta o Mundo!

Dos livros para os palcos. Dupla apresenta espetáculo para a criançada inspirado na obra infantil do poeta Mário Quintana

Nascida da poesia de Mário Quintana, a personagem Lili ganha vida no musical infantil Lili Canta o Mundo!, de Irene Bertachini Cristiano Gouveia. A dupla lançará o CD que leva o nome do espetáculo dia 12 de novembro, às 16h, no Teatro Bradesco. A apresentação faz parte da programação do Diversão em Cena Arcellor Mittal, em parceria com o Música para Crianças, da Artelivre Produção e Comunicação.

O espetáculo musical traz no repertório poemas do livro Lili Inventa o Mundo, musicados pela dupla de cantores e narrados pela contadora de histórias Aline Cântia. Por meio das poesias de Quintana, descobre-se o mundo do faz de conta da menina Lili, que envolve mitos e superstições, cidadezinhas imaginárias e grandes aventuras, em uma viagem musical e poética. “Um dos objetivos do espetáculo é trazer a poesia para o universo infantil”, conta Irene.

Neste passeio, baixinhos e grandinhos são convidados a mergulhar na literatura de Mário Quintana e na diversidade rítmica e melódica da música popular brasileira. “É como se Lili inventasse um mundo diferente para cada pessoa que se abre para conhecer o seu universo. Cada um tem a sua criança dentro de si”, acredita a cantora.

No palco, Irene, Cristiano e Aline contam com o apoio  Pedro Gomes– viola e baixo, Ismar Quadros– Cavaquinho, , Paulim Sartori – v olão e guitarra, Natália Mitre – marimba e percuteria,  Aldo Silva– Tuba, AlexandreAndrés – Flauta em sol, Flautim, Flauta em Do  e Vanilce – Cello.

Esta turma cria uma estética colorida e divertida. Quem espera encontrar sonoridades conhecidas se surpreenderá com novos timbres, como a marimba de porcelanato, caixa de folia, apitos, guizos, sinos, violoncelo, violão, viola, ukelelê, flauta transversal e pífano.

Lili Canta o Mundo nasceu em 2013, por iniciativa do músico e ator paulista Cristiano Gouveia e da mineira Irene Bertachini. O espetáculo foi desenvolvido para um projeto do Sesc Santos que, na época, homenageava Mário Quintana. O show veio para Belo Horizonte, com curta temporada e, agora, ganha CD gravado com várias participações.

Espetáculo “Lili Canta o Mundo” dentro da programação do Projeto Música para Crianças da ArteLivre que integra o Diversão em Cena. Teatro Municipal de Sabará MG. 15/08/2015 © Copyright Élcio Paraíso/Bendita – Conteúdo & Imagem | Todos os direitos reservados | All rights reserved

Conheça os músicos:

– Cristiano Gouveia

Cristiano é ator, músico, compositor e contador de histórias. Possui pesquisa dedicada à música inserida na narrativa. Participou do programa infantil Quintal da Cultura, exibido pela TV Cultura de São Paulo e pela TV Rá Tim Bum, interpretando o personagem Teobaldo. É colaborador da Escola de Narração Oral Itinerante, projeto pioneiro em Portugal, sob coordenação da narradora Clara Haddad. Integra a Cia. Prosa dos Ventos, núcleo de pesquisa de teatro, música e narração de histórias para crianças.

– Irene Bertachini

A cantora, compositora, flautista e educadora musical Irene Bertachini lançou seu primeiro CD solo, Irene preta, Irene boa,em 2013. Já se apresentou em Minas Gerais, São Paulo, Uruguai, México, Espanha e Portugal. É idealizadora do Coletivo A.N.A. e diretora artística do CD Ana, lançado em 2014. Integra o grupo Urucum na Cara, com o qual lançou o disco À beira do dia. Irene fez participações como compositora e cantora no CD Elas de Minas e como cantora no CD Só o amor constrói, de Gustavito, além de integrar o elenco do DVD Titane e o Campo das Vertentes, da cantora Titane.

– Aline Cântia

Aline Cântia se dedica à pesquisa da literatura de tradição oral há 10 anos. É mestre em Estudos Literários pela UFMG e doutoranda em Educação Popular pela UFF-RJ. Entre 2002 e 2013, realizou pesquisa de cantos, rezas, narrativas míticas e contos na Comunidade Kalunga, remanescente de quilombos em Goiás, que resultou na dissertação “Memória e Poesia Oral entre os vãos”, defendida em 2006. Aline Cântia também desenvolve trabalho como narradora de histórias e coordena dois Pontos de Memórias em Minas Gerais, em Pompéu (Sabará-MG) e Taquaraçu de Baixo (Santa Luzia-MG).

Considerado o maior programa nacional de formação de público para teatro infantil, o Diversão em Cena ArcelorMittal é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e tem o objetivo de contribuir para a formação de público para teatro, oferecendo espetáculos de qualidade. Em uma maratona cultural, o projeto traz a Belo Horizonte pelo oitavo ano consecutivo uma programação com espetáculos infantis todos os domingos. A agenda completa está disponível no site www.famborg.br.

Irene Bertachini e Cristiano Gouveia lançam o CD Lili Canta o Mundo!

Irene Bertachini – Voz e Flauta , Cristiano Gouveia – Voz , Pedro Gomes– viola e Baixo, Ismar Quadros– Cavaquinho, Aline Cantia – Narrração, Paulim Sartori –Violão e guitarra, Natália Mitre – Marimba e percuteria,  Aldo Silva– Tuba, AlexandreAndrés – Flauta em sol, Flautim, Flauta em Do  e Vanilce – Cello

Data: 12 de novembro – Domingo

Horário: 16h

Local: Teatro Bradesco | Centro Cultural Minas Tênis Clube – Rua da Bahia, 2.244, Lourdes

Classificação Livre

Valor: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

*Funcionamento da Bilheteria: Segunda a Sábado, de 12h às 21h / Domingo, de 12h às 19h

Telefone: (31) 3516-1360

 

Assessoria de imprensa – Beth Santos

0 0 1700 04 novembro, 2017 Agenda Cultural, Eventos/Moda novembro 4, 2017

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • A morte do sandinismo histórico
    A morte do sandinismo histórico
  • A inflexibilidade alemã
  • VAMP O MUSICAL – COM CLAUDIA OHANA E NEY LATORRACA NO ELENCO
  • Riviera lança álbum “Aquário” no Cine Theatro Brasil Vallourec
  • Inscrições abertas para o curso técnico em enfermagem da Escola Técnica Santa Casa BH
  • Retrato desenhado a mais de 198 anos, por Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade.
  • Arthur Melo faz show de pré lançamento do seu novo disco em BH