FOTO EM PAUTA NO MEMORIAL VALE TRAZ FOTÓGRAFO MINEIRO QUE MARCOU A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA BAIANA
Publicado por

FOTO EM PAUTA NO MEMORIAL VALE TRAZ FOTÓGRAFO MINEIRO QUE MARCOU A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA BAIANA

Nascido em Belo Horizonte e radicado em Salvador, o fotógrafo Aristides Alves comemora 40 anos de carreira e fala de sua trajetória no Foto em Pauta. Encontro está marcado para quinta-feira (6/7), no Memorial Vale

O projeto Foto em Pauta recebe o fotógrafo mineiro, radicado em Salvador, Aristides Alves no Memorial Vale, dia 6 de julho, quinta-feira. Durante a conversa com o público, Aristides irá apresentar sua obra através de projeção destacando seu livro “O Eixo de Oju”, editado em comemoração aos seus 40 anos de carreira. A palestra começa às 19h30 e tem entrada gratuita, sujeita à lotação.

Aristides Alves desenvolve intensa atividade fotográfica desde meados da década de 1970, não somente como fotógrafo, mas também como agitador cultural, curador e ensaísta. Ele é, por exemplo, um dos fundadores do grupo FotoBahia, responsável pelas produção das grandes mostras coletivas de mesmo título realizadas entre 1978 e 1984. Com 40 anos de carreira, Aristides tem 15 livros autorais publicados e acompanhou de perto as mudanças enfrentadas pela fotografia nos últimos anos.

Seu livro “O Eixo de Oju” traz cinco ensaios autorais que permearam a sua trajetória, sendo três inéditos, acompanhados de um prefácio de Diógenes Moura, escritor e curador de fotografia. No texto de apresentação, o curador destaca a capacidade do fotógrafo de olhar para si mesmo, quarenta anos depois da primeira imagem. “Duas terras que se unem: Minas Gerais e Bahia. Uma onde ele nasceu; a outra onde vive quase desde sempre. Na de lá, as Gerais, montanhas como grandes nichos pré-históricos adormecidos ao pôr do sol, toda margem, ainda há. Na de cá, a Bahia de agora desde sempre, o Ojá do tempo sobre a cabeça”.

Bio

Aristides Alves nasceu em Belo Horizonte, mas desde 1972 mora em Salvador onde se formou em Jornalismo e Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Realizou a exposição coletiva FotoBahia (1978/1984); foi coordenador do Núcleo de Fotografia da Fundação Cultural do Estado da Bahia, produziu e editou o livro “A Fotografia na Bahia (1839/2006)”. Aristides também é o responsável pela criação da primeira agência baiana de fotografia, a ASA, e foi correspondente da agência paulista de fotojornalismo, F4. Ensina fotografia, trabalha com pesquisa, curadoria e montagem de exposições.

Seu trabalho pessoal é marcado pelo profundo interesse que devota à terra de adoção e pela valorização das tradições culturais e religiosas baianas. É autor dos livros: Fotografia (1988); Máscaras da Bahia (1992); Orixás (1994); Outros (1995); Chapada Diamantina (1997); Garimpo de Imagens (2008); além da obra de caráter histórico: A Fotografia na Bahia, 1839-2006 (2006).

Projeto Foto em Pauta

Criado em 2004 pelo professor de fotografia da PUC Minas Eugênio Sávio, o “Foto em Pauta” tem como objetivo trazer a Belo Horizonte as figuras mais relevantes da produção fotográfica brasileira e transformar o estado de Minas Gerais em um polo de discussão da fotografia contemporânea. Por meio de palestras e apresentações, o público tem a chance não só de conhecer o trabalho de grandes fotógrafos, mas também de estabelecer um diálogo presencial com eles.

O “Foto em Pauta” é realizado com os recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Belo Horizonte Fundação Municipal de Cultura. Conta com patrocínio da Rede de Saúde Mater Dei, apoio cultural do Memorial Minas Gerais Vale e Plan B Comunicação Online.

SERVIÇO

Foto em Pauta com Aristides Alves

Data: 06 de julho de 2017, quinta-feira

Horário: 19h30

Entrada Gratuita

Sujeito a lotação (100 lugares)

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale

https://www.youtube.com/user/memorialvale

ASSESSORIA DE IMPRENSA

__________________________________________________

Luz Comunicação

Atendimento: Wandra Araujo – (31) 9.9964-5007

imprensa@luzcomunicacao.com.br

Coordenação: Jozane Faleiro – (31) 3567-6714 | 9.9204-6367

contato@jozanefaleiro.com

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Christiano Borges – (31) 3916-2025 | 9.8478-4374

christiano.borges@vale.com

A imagem pode conter: 1 pessoa, noite
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, árvore, atividades ao ar livre e natureza
7 pessoas alcançadas
0 0 870 04 julho, 2017 Agenda Cultural julho 4, 2017

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • A morte do sandinismo histórico
    A morte do sandinismo histórico
  • A inflexibilidade alemã
  • VAMP O MUSICAL – COM CLAUDIA OHANA E NEY LATORRACA NO ELENCO
  • Riviera lança álbum “Aquário” no Cine Theatro Brasil Vallourec
  • Inscrições abertas para o curso técnico em enfermagem da Escola Técnica Santa Casa BH
  • Retrato desenhado a mais de 198 anos, por Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade.
  • Arthur Melo faz show de pré lançamento do seu novo disco em BH