DOMINGO – MARIA CUTIA FAZ ESPETÁCULO PARA CRIANÇAS NO MEMORIAL VALE
Publicado por

DOMINGO – MARIA CUTIA FAZ ESPETÁCULO PARA CRIANÇAS NO MEMORIAL VALE

Memorial Vale recebe “Na Roda – Espetáculo Brincante” do grupo Maria Cutia. Apresentação gratuita tem repertório de canções do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas. Será no domingo (16/7) às 11h

Eu, Criança, no Museu! apresenta: Na Roda – Espetáculo Brincante, com Maria Cutia no domingo (16/7) às 11h. O show traz as histórias de um menino sem nome, de Martim e Mariana e sua grande banda, e de uma fazenda e seus animais. Os contos são apresentados ora por palhaços, ora por máscaras expressivas, ora por atores em contínuo diálogo com o público que, ao final, entra na roda e brinca também. Evento tem entrada gratuita.

“Na Roda” é o primeiro espetáculo do Maria Cutia e faz parte, até hoje, do repertório da Cia, já tendo sido apresentado para mais de 100 mil pessoas em mais de 80 cidades. O grupo define o “Na Roda” como um espetáculo brincante, pelo seu forte caráter interativo, lúdico e pela presença marcante do universo da brincadeira. Com uma dramaturgia fragmentada, que mais se concentra no teor das canções do que na relação entre elas, formou-se uma montagem em mosaico. Com cenas individuais que se sustentam, é possível a mistura de linguagens distintas no mesmo espetáculo – como a máscara expressiva e a figura do palhaço – que são guiadas em seu enredo por outra linguagem, a música. Em “Na Roda”, os atores brincantes tocam, cantam e contam suas histórias musicadas em intenso diálogo com o público, sempre em busca da improvisação que mantém viva a ponte entre artista e obra.

Todas as canções são encenadas pelos atores, sob o prisma da pesquisa de música-em-cena, na qual os instrumentos – caixa de folia, agogô, triângulo e violão – e as vozes formam a estrutura musical do grupo que está sempre em relação com o jogo cênico.

O espetáculo foi contemplado pelos prêmios Myriam Muniz de Teatro 2009 e Artes Cênicas na Rua 2010 – ambos da FUNARTE (Fundação Nacional de Arte). Já foi apresentado em mais de 80 cidades brasileiras, além de uma turnê pela África em 2011, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores. Foi a primeira vez que o Itamaraty produziu uma turnê de um grupo de teatro do Brasil por todos os países africanos de Língua Portuguesa: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique. Um dos objetivos do projeto era a difusão da língua portuguesa e da cultura brasileira, e o Grupo Maria Cutia, que tem como uma das frentes de pesquisa as tradições brincantes brasileiras, foi convidado justamente por isso: pela “brasilidade” presente no espetáculo Na Roda.

Grupo Maria Cutia

Companhia de teatro que nasceu em Belo Horizonte em 2006, o grupo Maria Cutia vem, desde então, criando e apresentando espetáculos por praças, parques e ruas de Minas, do Brasil e de outros países. Como frentes de pesquisa artística, a cia trabalha com o diálogo entre música e teatro, numa pesquisa autoral que denomina música-em-cena. Em todos os seus espetáculos, a trilha é executada ao vivo pelos atores. Os estudos de canto, preparação e direção vocal de texto, são conduzidos por Babaya.

Atualmente, o Grupo Maria Cutia tem cinco espetáculos em seu repertório, sendo três teatrais e dois shows cênicos. Partindo de diferentes linguagens – do jogo do palhaço, das máscaras expressivas, do ator brincante, dos textos clássicos da dramaturgia mundial, de novas dramaturgias, musicais brasileiros – cada espetáculo foi elaborado de uma forma distinta, mas sempre pensado para a dramaturgia com olhar especial para o público – interlocutor ativo dos espetáculos. Desta forma, o grupo busca um teatro popular e autoral, simples e de qualidade artística, que busque o olhar do público, cúmplice da história.

SERVIÇO

Eu, Criança, no Museu! apresenta: Na Roda – Espetáculo Brincante

Data: 16/7, domingo

Horário: 11h

ENTRADA GRATUITA

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

ASSESSORIA DE IMPRENSA

__________________________________________________

Luz Comunicação

Atendimento: Wandra Araujo – (31) 9.9964-5007

imprensa@luzcomunicacao.com.br

Coordenação: Jozane Faleiro – (31) 3567-6714 | 9.9204-6367

jozane@luzcomunicacao.com.br

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Christiano Borges – (31) 3916-2025 | 9.8478-4374

christiano.borges@vale.com

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e barba
0 0 1130 11 julho, 2017 Agenda Cultural, Mix Informações julho 11, 2017

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • A morte do sandinismo histórico
    A morte do sandinismo histórico
  • A inflexibilidade alemã
  • VAMP O MUSICAL – COM CLAUDIA OHANA E NEY LATORRACA NO ELENCO
  • Riviera lança álbum “Aquário” no Cine Theatro Brasil Vallourec
  • Inscrições abertas para o curso técnico em enfermagem da Escola Técnica Santa Casa BH
  • Retrato desenhado a mais de 198 anos, por Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade.
  • Arthur Melo faz show de pré lançamento do seu novo disco em BH