Cruzeiro une futebol e arte em solenidade de posse da nova diretoria
Publicado por

Cruzeiro une futebol e arte em solenidade de posse da nova diretoria

Em ação inovadora no futebol brasileiro, Clube celebra início da gestão do presidente Wagner Pires de Sá com espetáculo de dança criado por Cassi Abranches coreógrafa  do Grupo Corpo e exibido no país pela primeira vez

No gramado, o jogador se espreme na grande área, se desvencilha do marcador e, com impulso magistral e o peito estufado cheio de confiança, eleva seu corpo para cabecear a bola e marcar o gol. Ao sofrer uma falta, o atleta se atira no campo criando gestos e significados corporais. No palco, o bailarino busca os mesmos movimentos com o objetivo similar de encantar os olhos do espectador. Dentro das quatro linhas ou em um teatro, o corpo traduz a glória, o esforço e beleza de duas expressões artísticas.

Em uma ação inovadora e arrojada do Cruzeiro Esporte Clube, o encontro entre futebol e dança marcará a posse da mesa diretora do Conselho Deliberativo, dos membros do Conselho Fiscal e do novo presidente da instituição, Wagner Pires de Sá, que assume o comando do time mineiro pelos próximos três anos. Com o espetáculo “Tirambaço”, a poesia que habita esses dois universos estará presente na solenidade que acontece na próxima segunda-feira, às 19h, no Cine Theatro Brasil Vallourec, no Centro de Belo Horizonte.

O economista e empresário Wagner Pires de Sá, eleito em outubro deste ano, será o 33º mandatário a comandar o Cruzeiro. Durante a cerimônia, o Senador Zezé Perrella será empossado como presidente do Conselho Deliberativo para o triênio 2018/2020. O evento é fechado para convidados, conselheiros do Clube e imprensa. A programação prevê, ainda, homenagens a personalidades cruzeirenses, como o ex-jogador Juan Pablo Sorín, o prefeito de Betim e presidente do Grupo Sada, empresa investidora no vôlei e no futebol americano, Vittorio Medioli, e o governador de Minas Gerais, Fernando Damata Pimentel.

“Tirambaço” foi idealizado pela coreógrafa e ex-bailarina do Grupo Corpo, Cassi Abranches, que assina a produção de “Suíte Branca”, um dos balés em comemoração aos 40 anos da companhia, e também foi responsável pela direção coreográfica da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Ela tem em seu currículo trabalhos para o Ballet Jovem do Palácio das Artes, Cia Sesc de Dança, Cia Jovem Bolshoi Brasil e São Paulo Companhia de Dança. O espetáculo conta com a participação de integrantes do Grupo Corpo e do Grupo Jovem Arte & Passo e será apresentado no Brasil pela primeira vez. Em 2012, quando o Brasil foi anfitrião do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, a peça fez parte da programação do evento.

Apaixonada por futebol, Cassi Abranches diz que se inspira nos movimentos dos jogadores para criar suas coreografias e não foi diferente com “Tirambaço”. A ginga, tão característica na maneira de jogar do brasileiro, os dribles e até a forma de cair dos atletas influenciam o processo criativo da coreógrafa. “É tudo muito corporal. O jogador tem um movimento que parece uma dança contemporânea. Ao mesmo tempo, o bailarino é um tremendo atleta, porque a dança exige muito fisicamente”, comenta.

A iniciativa do Cruzeiro em trazer um espetáculo de arte para a solenidade de posse da nova diretoria é um marco no país. Pela primeira vez, um clube de futebol fará essa experiência de transitar entre dois mundos aparentemente distantes, mas que guardam muitas coisas em comum. Acostumado a ver o baile grandioso dos atletas no Mineirão, o cruzeirense agora trocará as cadeiras da arquibancada do estádio pelas poltronas de um tradicional teatro da capital mineira. “Acho muito bacana essa iniciativa do Cruzeiro de trazer para a posse um espetáculo de arte. É inovador fazer a posse em um teatro. Será um presente para quem estiver assistindo”, diz Cassi Abranches.

Entusiasmada por poder apresentar sua coreografia em uma ocasião tão importante e que define os rumos da maior instituição esportiva de Minas Gerais, ela comemora a oportunidade de mesclar o amor que o torcedor sente pelo seu clube com a necessidade fundamental da cultura permear nosso cotidiano: “A posse de um novo presidente é sinônimo de paixão, esperança e recomeço, e a arte representa tudo isso”.

Segundo o novo vice-presidente executivo do Cruzeiro e responsável pela organização da cerimônia, Marco Antônio Lage, o evento foi pensado para enaltecer a grandeza do Clube. “A escolha por esse formato de solenidade de posse é exatamente para valorizar a marca Cruzeiro como grande clube de futebol. Buscamos realizar um evento com relevância e à altura do Clube em um ambiente de arte e entretenimento porque futebol é arte e entretenimento. Essa é a essência do futebol”, afirma o dirigente.

 

Para informações adicionais e agendamento de entrevistas, favor entrar em contato com Noir Comunicação Total(31) 3297-1014

Ângela Azevedo: (31) 99114-7229 pelo e-mail: angela@noir.com.br

Bruno Mateus (31) 98852-2912 ou pelo e-mail: bruno.jornalismo@hotmail.com

www.noir.com.br

 

Ângela Azevedo

Noir Comunicação Total

Rua Carangola 75/21 – Santo Antônio

Belo Horizonte – MG – 30330-240

55 (31) 3297 1014 & (31) 99114 7229

www.noir.com.br

0 0 1440 18 dezembro, 2017 Cultura Organizacional dezembro 18, 2017

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • A morte do sandinismo histórico
    A morte do sandinismo histórico
  • A inflexibilidade alemã
  • VAMP O MUSICAL – COM CLAUDIA OHANA E NEY LATORRACA NO ELENCO
  • Riviera lança álbum “Aquário” no Cine Theatro Brasil Vallourec
  • Inscrições abertas para o curso técnico em enfermagem da Escola Técnica Santa Casa BH
  • Retrato desenhado a mais de 198 anos, por Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade.
  • Arthur Melo faz show de pré lançamento do seu novo disco em BH