CRIANÇAS QUE MANTÊM A TRADIÇÃO AFRO-MINEIRA SE APRESENTAM NO MEMORIAL VALE
Publicado por

CRIANÇAS QUE MANTÊM A TRADIÇÃO AFRO-MINEIRA SE APRESENTAM NO MEMORIAL VALE

Eu, Criança, no Museu! apresenta: Crianças da Guarda de Moçambique e Congo Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos. Manifestação cultural gratuita será no Memorial Vale, domingo (20/8)

Em agosto, a questão do patrimônio está permeando várias atividades da programação do Memorial Vale para marcar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17/8. Para o público infantil, o patrimônio cultural e religioso difundido pelas guardas de congado será a atração no domingo (20): Eu, Criança, no Museu! Apresenta: Crianças da Guarda de Moçambique e Congo Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos. O evento tem entrada franca.

Cerca de 15 crianças e adolescentes, entre 4 e 16 anos, participarão da atividade que relembra os cortejos, festas e celebrações oriundas da cultura afro-brasileira e que fazem parte do patrimônio cultural brasileiro A Guarda de Moçambique e Congo Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos foi fundada em 1917 e é a 3ª mais antiga da capital ainda em atividade, mantendo a tradição afro-mineira no Estado.

A Irmandade Os Carolinos foi criada por Francisco Carolino, o Chico Kalu, na região rural de Contagem, quase divisa com Esmeraldas, na esteira da tradição congadeira conformada nas antigas fazendas escravagistas da região. Em 1937, o moçambique é refundado no Bairro Aparecida, em BH, então conhecido como Vila Maria Aparecida, por Luiz Carolino. Há cem anos, seus descendentes, por meio de batuques, danças, rezas e festejos, celebram Nossa Senhora do Rosário, os demais santos do panteão congadeiro e a ancestralidade.

SERVIÇO

Eu, Criança, no Museu! Apresenta: Crianças da Guarda de Moçambique e Congo Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos

Data: 20/8 – domingo

Horário: 11h

ENTRADA GRATUITA

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale

https://www.youtube.com/user/memorialvale

ASSESSORIA DE IMPRENSA

__________________________________________________

Luz Comunicação

Atendimento: Wandra Araujo – (31) 9.9964-5007

imprensa@jozanefaleiro.com

Coordenação: Jozane Faleiro – (31) 3567-6714 | 9.9204-6367

contato@jozanefaleiro.com

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Christiano Borges – (31) 3916-2025 | 9.8478-4374

christiano.borges@vale.com

A imagem pode conter: 1 pessoa
A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up
0 0 1020 15 agosto, 2017 Agenda Cultural agosto 15, 2017

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • A morte do sandinismo histórico
    A morte do sandinismo histórico
  • A inflexibilidade alemã
  • VAMP O MUSICAL – COM CLAUDIA OHANA E NEY LATORRACA NO ELENCO
  • Riviera lança álbum “Aquário” no Cine Theatro Brasil Vallourec
  • Inscrições abertas para o curso técnico em enfermagem da Escola Técnica Santa Casa BH
  • Retrato desenhado a mais de 198 anos, por Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade.
  • Arthur Melo faz show de pré lançamento do seu novo disco em BH