Coletivo Vespa Víbice convida artistas a participarem do Vespa LO.CUra, que integra a mostra coletiva
Publicado por

Coletivo Vespa Víbice convida artistas a participarem do Vespa LO.CUra, que integra a mostra coletiva

De Corpo Presente: A performatividade da presença-ausência”, no Centro Cultural Sesiminas

Em cartaz até outubro, o evento provoca um novo entendimento sobre o espaço expositivo e convida o espectador a fazer parte da obra. O Vespa f(x)3 LO.CUra será desenvolvido e apresentado de 24 a 30 de julho.

O coletivo Vespa Vibice, formado por artistas de diversas linguagens, convoca pessoas dispostas a participarem da Lo.CUra, que acontecerá de 24 a 30 de Julho, na Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas. A convocatória é em forma de chamado e seguirão em processo criativo todos que comparecerem hoje, às 18h08, na “Rotatória da Fortuna”, entre as ruas Padre Marinho e Manaus, no bairro Santa Efigênia, em BH. Durante uma semana o grupo de artistas desenvolverá o festival VESPA f(x)3 LO.CUra.

O projeto LO.CUra compõe a mostra “De Corpo Presente: a performatividade da presença-ausência”, que começou em abril e acontecerá até outubro deste ano no Sesiminas. Com curadoria assinada por Ticha Maria, a mostra reúne 14 artistas e três coletivos como Vespa Víbice, Hunko, Garagem 84i, Warley Desali + Loreno Ross + Paula Lanza, Bianca de Sá, Mariana Zande, Daniela Marques, Christina Fornaciari, Juliana Gontijo, Karo Botura + Efe Godoy + Arthur Camargos + Jeannie Helennie, Tiago Macedo, João Maciel, William Gomes, Tatiana Cavinato e Paulo Nazareth.

Integrando a mostra “De Corpo Presente: A performatividade da presença-ausência”, a proposta do coletivo Vespa Víbice prevê a realização de happenings/simulacros de performances sociais. “Elas serão abordadas de maneira a subverter a lógica e questionar as máscaras e papéis sociais que desenvolvemos, recebemos, adaptamos, gerenciamos, a fim de gerar uma problematização acerca do que nos forma e de nosso poder de transformação. Serão realizadas ações de acordo com os desejos do grupo que se formar no dia do chamado. O público será convidado a fazer parte de todas as experiências”, explica Gilmara Oliveira, uma das integrantes do Vespa Víbice ao lado de Karo Botura e Pa Ma.

Via de experimento em performance e ação, o Vespa Víbice envolve artistas das mais diferentes linguagens interessados em desenvolver pesquisas, experimentações e proposições relacionadas às artes do corpo na contemporaneidade e em criar pontes, portos, acampamentos, circuitos e redes com artistas, coletivos e pesquisadores de todo o mundo.

“Cada atuação da Vespa é uma experiência inusitada. Nunca temos a certeza do que será e desta vez, nem de quem virá – LO.CUra. Isto tem a ver com agregação, afeto e resistência aos meios seletivos atuais. Seguiremos numa vivência de sete dias e com este grupo formado, desenharemos o festival deste ano – f(x)3. Alguns artistas que já participaram de edições anteriores da Vespa foram convidados a integrar o LO.Congresso, onde abordarão assuntos universais, cósmicos, conceituais, metalinguísticos, orgânicos e superfluamente importantes”, conta Gilmara.

De 25 a 29 de julho, acontecerá o LO.Congresso, com a participação de seis artistas. No dia 25/07, às 18h30, Guilherme Morais fala sobre “Como Alcançar uma Profunda Leitura de PPK”, e, às 19h, Wagner Rossi lança o livro “Perpendicular Encontro Entre Mulheres” no projeto “Perpendicular Invisível”. No dia 26/07, às 19h, Ed Marte realiza bate-papo sobre “Como Desfilar de Maiô pela Cidade”; dia 27/07 Gilmara Oliveira aborda “111 Tons de Azul – Do Céu ao Mar Continue a Nadar”; dia 28/07, às 19h, Noemi Assumpção apresenta “Cenoura não é Salsicha – Seu Hotdog Não Enche a Minha Barriga” e, no dia 29/07, às 19h30, Renato Negrão encerra o LO.Congresso com o debate “Gafes, Consumo e Experiências de Viagem a Lugares Comuns”.

“Só o olhar tem sido suficientemente capaz de fazer o espectador vivenciar uma experiência estética plena de entendimento e compartilhamento de conhecimento das artes visuais?”. Foi a partir dessa reflexão que a Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas decidiu colocar em prática o evento “De Corpo Presente: a performatividade da presença-ausência”, destaca Ticha Maria. “A proposta é ampliar a interação entre espectador e obra em um espaço onde o público pode partilhar da criação e produção artística, sendo conduzido a uma experiência multissensorial”, diz a curadora.

SERVIÇO

Projeto Vespa LO.CUra, do Vespa Víbice, cria, na mostra “De Corpo Presente: A performatividade da presença-ausência”, festival VESPA f(x)3

Local: Centro Cultural Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60. Bairro Santa Efigênia – BH.

Telefone para informações: 31-3241-7181

Datas:

Dia 24 de julho, das 18h08 às 19h: Convocatória/encontro iniciático na “Rotatória da Fortuna, entre as ruas Padre Marinho e Manaus, no bairro Santa Efigênia, em BH. No dia 24/07, às 20h: Partilha de desejos e celebração

Dia 25 de julho, das 14h08 às 18h08: Vivências, realização de desejos, corpo, pele, metáfora, coexistir

Dia 26 de julho, das 14h08 às 18h08: Construção coletiva do festival f(x)3 e experimentações orgânicas, espânicas e intrínsecas na metamorfose do coabitar-se

De 27 a 29 de julho, das 14h às 19h: Vespa f(x)3 LO.CUra

Dia 27 a 29 de julho, às 19h: Meditação é mata na galeria que a gente deita e vvvvvvv

Dia 30 de julho, das 09h ao meio-dia: Encerramento do Vespa f(x)3 LO.CUra

LO.Congresso:

Dia 25 de julho, às 18h30: Guilherme Morais – “Como Alcançar uma Profunda Leitura de PPK”; às 19h Wagner Rossi – “Perpendicular Invisível” – Lançamento do livro “Perpendicular Encontro Entre Mulheres”

Dia 26 de julho, às 19h: Ed Marte – “Como Desfilar de Maiô pela Cidade”

Dia 27 de julho, às 19h: Gilmara Oliveira – “111 Tons de Azul – Do Céu ao Mar Continue a Nadar”

Dia 28 de julho, às 19h: Noemi Assumpção – “Cenoura não é Salsicha – Seu Hotdog Não Enche a Minha Barriga”

Dia 29 de julho, às 19h30: Renato Negrão – “Gafes, Consumo e Experiências de Viagem a Lugares Comuns”

*Artistas de outros estados e países que precisam de hospedagem devem entrar em contato pelo e-mail vvvvvvvvespa@gmail.com

Página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/474576646235355/

Mais informações em https://vvvvvvvespa.wordpress.com

Assessoria de Imprensa

Vitória-Régia Comunicação & Relacionamento
Helga C. Prado – vitoriaregiacomunicacao@gmail.com; helgacampos@gmail.com

31.98632.4429

Nenhum texto alternativo automático disponível.
1
0 0 780 25 julho, 2017 Agenda Cultural, Cultura Organizacional julho 25, 2017

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • Sempre Um Papo e o Sesc Santo André recebem a mestre em Filosofia Política Djamila Ribeiro
    Sempre Um Papo e o Sesc Santo André recebem a mestre em Filosofia Política Djamila Ribeiro
  • Cotação do real em relação ao euro e ao dólar
  • Tribunal mantém pena de 30 anos para Dirceu
  • UE barra importação de carne de 20 frigoríficos brasileiros
  • PROGRAMA JOÃO CARLOS AMARAL ENTREVISTA EMÍLIO PAROLINI
  • Restaurante Aromatique prepara almoço especial para celebrar o Dia das Mães
  • 2/1 Revista Eletrônica