ANDREA BELTRÃO APRESENTA SEU SOLO “ANTÍGONA” NA MOSTRA CINE BRASIL TEATRO E MÚSICA
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ANDREA BELTRÃO APRESENTA SEU SOLO “ANTÍGONA” NA MOSTRA CINE BRASIL TEATRO E MÚSICA

Sob direção de Amir Haddad, atriz surpreendeu o público pela intensidade de sua interpretação nas estreias em São Paulo, Rio de Janeiro e no Festival de Curitiba.

Primeiro espetáculo solo da atriz, adaptação da tragédia de
Sófocles será apresentada pela primeira vez em Belo Horizonte.

Fotos em alta resolução

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Belo Horizonte, junho de 2017 – Amor e razão, sangue e lei – os opostos cortam o corpo ocidental há séculos. Na tragédia grega, o conflito nascia do embate cego entre os deuses e os homens e do aparecimento da cidade-estado. A autoridade nascente, racional, despojou a família, renegou o poder da ordem patriarcal. Este é o eixo central do espetáculo “Antígona”, solo de Andrea Beltrão que chega a Belo Horizonte nos dias 1º e 2 de julho, no Cine Theatro Brasil Vallourec, como parte da programação da Mostra Cine Brasil Teatro e Música. Informações e ingressos pelo site cinetheatrobrasil.com.br

A Mostra Cine Brasil Teatro e Música tem o patrocínio da Vallourec e do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além do apoio do jornal O Tempo.

O velho texto apaixonante de Sófocles aparece repaginado nesta montagem, em sintonia com o mundo moderno, obra de Amir Haddad e Andrea Beltrão. O resultado é inebriante e lúcido, para manter o foco no jogo sugerido pelo debate teatral da montagem. O feito é gerado por esta dupla chave – emoção e pensamento, sempre. O embate entre os dois intriga, emociona, arrebata, constrange, inspira e nos exaure: diante da plateia, Andrea Beltrão vibra na expressão de raciocínios sublimes e expõe de forma seca e cortante emoções racionais. Um oposto aponta para o outro, incorpora o outro, num fluxo incessante.

Informal, a atriz recebe o público e anuncia a representação. Portanto, o ponto de partida é um espelhamento do espectador, o cidadão descontraído que vai ao teatro, relação entre iguais. Logo ela se apresenta como atriz, inicia a ação teatral e, entre a narração dos fatos e a representação de cenas, personagens e circunstâncias, mimetiza todas as nossas formas atuais de ser-em-estado-de-comunicação.

Ela conta com absoluta vertigem teatral a história de Antígona. E o ato de contar significa apresentar a trama, mas também enumerar antecedentes históricos e mitológicos básicos para que se tenha um esboço, bem ao nosso gosto contemporâneo, do mundo de variantes envolvidas no caso Ao longo do relato, ela encarna os grandes agentes da ação. A vivência multifacetada deixa de ser o puro confronto com o trágico e se torna uma percepção bem informada da força da tragédia.

A mesma ótica estrutura a movimentação da atriz em cena, das marcas ao jogo corporal. Há um ritmo acelerado, permanente, de passagem da apresentação relaxada e espontânea para posturas teatrais expressivas, escultóricas, emblemáticas, algumas representações sutis de gestos gregos. A delicadeza da direção de movimento de Marina Salomon torna o corpo plástico sem ofuscar a densidade das palavras.

Uma cenografia performática apoia a atuação. Ela é constituída por um mural, genealógico e mitológico, de apresentação das forças envolvidas na tragédia de Antígona. Há também uma cadeira escada, uma mesa praticável, um pequeno amplificador para o som com microfone, uma echarpe vermelha, um casaco capaz de sugerir autoridade. Através do manuseio destes meios singelos, a atriz percorre uma extensa galeria de papéis e, em especial, materializa a força telúrica de Antígona.

O figurino, de Antônio Medeiros, segue a mesma linha de concepção, entre o narrativo e o performático – lembra roupas básicas de ensaio, de ginástica, negras, neutras, mas apresenta detalhes vermelhos aptos para evocar o sangue e o despedaçamento. Nos trajes, mais uma vez o jogo de opostos.

A rigor, a direção e a atuação, num diálogo intenso, buscaram mergulhar na força vital do texto para dimensionar o ímpeto de sua imortalidade, mas diante de nosso mundo, hoje. O velho aedo brota em cena, reencarnado sob tons próprios ao ator, ao performer, ao animador de auditório, ao locutor de assembleias. Uma ousadia e uma irreverência, sem dúvida.

A opção é cortante como um fio de navalha, capaz de usar nosso arcabouço racional para puncionar a nossa emoção, a grande matéria-prima do ser humano que a razão insiste em tentar sufocar Assim, em lugar de flertar com o trágico, nos vemos gregos desterrados, cidadãos do nosso mundo; somos lançados para uma outra percepção de nós, ainda que estejamos diante do texto grego.

Na parede do espaço teatral, cartazes guiam a compreensão dos fatos intrincados da

mitologia. Lá fora, nas bancas de jornal, nas telas, manchetes estampam impressionantes relatos de massacres nas prisões brasileiras, nas ruas, no mundo, nas guerras hediondas de hoje. As letras, expressão racional, desejam nos dar uma compreensão apaziguadora de fatos assombrosos. Diante deles, Antígona levantou a voz e o gesto para impor a sua emoção.

O tempo passou. O que será mesmo o progresso da razão humana ao longo do tempo, a velha razão ordeira aclamada pela cidade? – a montagem revolucionária de Antígona nos pergunta. O que a nossa emoção precisa fazer para mudar a razão apodrecida do mundo? – a peça nos convida a pensar. E talvez, quem sabe, até, a tentar lutar, tentar fazer algo que nos leve um tanto adiante do embate primordial, nunca resolvido: levar o amor a emoção, a lanhar a razão, para liberar o sangue escravizado pelo pensamento.

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Em 2016, mais de 1,4 milhão de pessoas foram beneficiadas, direta e indiretamente, pelo Programa Cultural Unimed-BH. Mais de 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores viabilizam este Programa ao escolher destinar parte do seu Imposto de Renda para o fomento de projetos socioculturais. A cada ano, as atividades conquistam aprovação e confiança, ampliando-se as adesões.

SERVIÇO:

ESPETÁCULO “ANTÍGONA” – MOSTRA CINE BRASIL TEATRO E MÚSICA

SOLO COM ANDREA BELTRÃO

DIAS 1º e 2 de julho – sábado, 21h, domingo, 17h

Classificação indicativa: 12 anos

Ingressos:

1º lote: INTEIRA – R$ 30,00 | MEIA – R$ 15,00 | 2º lote: INTEIRA – R$50,00 | MEIA – R$25,00

Local: Cine Theatro Brasil Vallourec | Grande Theatro Unimed-BH

Endereço: Praça Sete – Belo Horizonte – MG.

Bilheteria: Av. Amazonas, 315 – Centro – Belo Horizonte – MG

Telefone: (31) 3201-5211

Informações: www.cinetheatrobrasil.com.br

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

Árvore de Comunicação – (31) 3194-8700
Direção: Rafael Araújo

Atendimento:

Tiago Penna – (31) 3194-8713 | 98329-1513
tiago@aquitemarvore.com.br

0 0 710 14 junho, 2017 Agenda Cultural junho 14, 2017

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

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