AGOSTO – PROGRAMAÇÃO GERAL DO MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Publicado por

AGOSTO – PROGRAMAÇÃO GERAL DO MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

O Patrimônio estará em foco no Memorial Vale no mês de agosto

Apresentações musicais com um sexteto de berimbaus, com o violeiro Wilson Dias e com o Coral Jovem Sesc garatem música boa na programação. O espaço também vai receber nova exposição, os projetos Foto em Pauta e Cena Vestida, e o Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural. Todos os eventos são gratuitos

Em agosto, a questão do patrimônio irá permear várias atividades da programação do Memorial Vale para marcar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17/8. A memória coletiva como patrimônio de uma comunidade estará em evidência na nova exposição do Memorial: a mostra Retratistas do Morro, que começa no dia 5, apresentando imagens históricas, raras e inéditas produzidas por fotógrafos retratistas tradicionais que trabalham desde 1970 registrando o cotidiano do Aglomerado da Serra. No dia 5 estes retratistas estarão no Museu para um bate-papo com o público. A capoeira brasileira, reconhecidamente um patrimônio cultural imaterial da humanidade, também tem lugar na programação com a apresentação do grupo Arcomusical Brasil, no dia 3, levando ao Museu toda a sonoridade do berimbau. No dia 12, o Coral Jovem Sesc será atração do Memorial Vale em comemoração ao Dia da Juventude. E, para celebrar o Dia do Patrimônio (17/8) e o Dia Internacional da Fotografia (19/8), acontecerá o Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural entre os dias 16 e 19, promovido pelo Circuito Liberdade.

O projeto Cena Vestida, do fotógrafo Guto Muniz e da figurinista e estilista Silma Dornas, terá mais uma edição em agosto, no dia 19. Também no dia 19, o Foto em Pauta mantém seu lugar garantido no roteiro do Memorial com a fotógrafa paraense Elza Lima. Esta edição do Foto em Pauta acontecerá especialmente no sábado, para integrar o Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural. Para o público infantil, o patrimônio cultural e religioso difundido pelas guardas de congado será atração no domingo (20): Eu, Criança, no Museu! Apresenta: Crianças da Guarda de Moçambique e Congo Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos. E, fechando o mês, no dia 26, é a vez da viola caipira, tocada por Wilson Dias, ser destaque no Museu. Esse instrumento está pleiteando receber o reconhecimento como patrimônio imaterial brasileiro através de projeto já em análise pelo Iphan. Outras atividades de agosto e detalhes da programação podem ser conferidas abaixo. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias.

3 DE AGOSTO| QUINTA-FEIRA| 19H30

Contemporâneo apresenta: Arcomusical Brasil – Sexteto de Berimbaus

Em comemoração ao Dia da Capoeira, o Arcomusical Brasil leva ao Memorial Vale toda a sonoridade do berimbau. O grupo belorizontino formado por seis músicos que construíram sua trajetória artística transitando entre a música instrumental de concerto e a música popular, destaca o berimbau da roda de capoeira e o explora à exaustão, sempre respeitando e valorizando sua origem e sua história de resistência, buscando suas riquezas timbrísticas e harmônicas. A proposta do grupo Arcomusical Brasil é inventar e performar novo repertório para o berimbau, instrumento genuinamente brasileiro, que nas ruas, praças, metrôs, palcos e terreiros resiste às investidas do tempo.

5 DE AGOSTO | SÁBADO | 10H30

Bate-papo com os retratistas do Morro

A exposição Retratistas do Morro, que começa no dia 5 e segue até 31 de dezembro, apresenta imagens históricas, raras e inéditas produzidas por fotógrafos retratistas tradicionais que trabalham desde 1970 registrando o cotidiano do Aglomerado da Serra, construindo dessa maneira, coletivamente, o registro sobre a dinâmica de formação da identidade cultural dessa população. As fotos expostas são de autoria do Sr. João Mendes, um dos fotógrafos mais antigos do morro, que desde os 12 anos de idade trabalha com o ofício da fotografia, e do Sr. Afonso Pimenta, que guarda um acervo de imagens dos moradores das diferentes comunidades do Aglomerado, desde 1981. Cada um desses fotógrafos, com suas características e particularidades, apresenta uma visão única da realidade que os cerca e, no dia cinco, participarão de uma conversa com o público. Entrada gratuita. Sujeita a lotação.

12 DE AGOSTO |SÁBADO ÀS 16H

Coral Jovem Sesc

Em comemoração ao Dia da Juventude, o Coral Jovem Sesc, regido pela maestrina Flávia Campanha, se apresenta no Memorial Vale. O Coral Jovem Sesc é composto por 130 alunos com idades entre 10 e 18 anos, preferencialmente dependentes de comerciários de Belo Horizonte e Região Metropolitana e matriculados na rede regular de ensino. O Coral também é uma ação continuada de formação musical com caráter social, cultural e artístico. Compreende a formação e desenvolvimento de um grupo de canto coral e propõe vivências práticas diárias que experimentam o fazer musical e a convivência em grupo em torno de um objetivo artístico comum. Entrada gratuita. Sujeita a lotação.

16 a 19 DE AGOSTO | QUARTA-FEIRA A SÁBADO CONFORME PROGRAMAÇAO

Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural

Para celebrar o Dia do Patrimônio (17/8) e o Dia Internacional da Fotografia (19/8), o Circuito Liberdade promove o Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural, que irá reunir instituições e personalidades de renome das duas áreas para debater questões como políticas de preservação, imagem, patrimônio, memória, oralidade dentre outros. Nos dias 16 e 17, o Memorial sediará as Rodas:

– Políticas de preservação, imagem e patrimônio;

– Fotografia, periferia e memória; e

– Nossas histórias: Oralidade, imagem e memória.

O evento também vai abrigar o projeto Foto em Pauta com Elza Lima (19/8 às 16h), o Duelo de Rimagem com o Coletivo Erro99 (19/8 às 17h30) e a mostra PROJETO MORADORES – A Humanidade do Patrimônio Histórico, do coletivo mineiro NITRO + ALICATE de 16 a 31/8, no Cyber do Memorial Vale.

19 DE AGOSTO| SÁBADO | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Cena vestida

O projeto do fotógrafo Guto Muniz e da figurinista e estilista Silma Dornas leva as imagens dos espetáculos de artes cênicas fotografados por Guto para peças de vestuário criadas com exclusividade por Silma. O Cena Vestida apresenta e comercializa as peças criadas a partir dos eventos que integraram a programação cultural do museu nos últimos anos. O projeto Cena em Quadros também estará presente, com as fotos de Guto Muniz impressas no processo fine art.

19 DE AGOSTO| SÁBADO ÀS 16H

Foto em Pauta com Elza Lima – integra a programação do Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural

O Projeto Foto em Pauta celebra o Dia Internacional da Fotografia recebendo a fotógrafa paraense Elza Lima, que apresenta sua obra através de projeção e conversa com o público. O trabalho de Elza enfoca as tradições culturais e o cotidiano das populações da Amazônia, registra as festas populares, o artesanato, a pesca, as moradias. Entrada gratuita. Sujeita a lotação. Retirada de senhas uma hora antes do evento.

20 AGOSTO | DOMINGO | 11H

Eu, Criança, no Museu! apresenta: Crianças da Guarda de Moçambique e Congo Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos

As festas e celebrações oriundas da cultura afro-brasileira fazem parte do patrimônio cultural brasileiro. A Guarda de Moçambique e Congo Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos foi fundada em 1917 e é a 3ª mais antiga da capital ainda em atividade. Há 100 anos, os descendentes de Francisco Carolino mantêm a tradição afro-mineira.

26 DE AGOSTO | SÁBADO | 16H

Gerais Cultura de Minas apresenta: Wilson Dias

A história brasileira, através de diversas citações na literatura nacional, mostra que a viola é, se não o mais popular, certamente um dos mais importantes instrumentos do país. Não é por menos que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está analisando projeto que busca o reconhecimento da viola caipira como patrimônio imaterial brasileiro. Em Minas, as histórias e os sons da cultura local dão o tom da viola caipira tocada por Wilson Dias. Em suas músicas estão presentes a dança, os ritmos, as festas religiosas, o folclore e as lendas. O artista canta a terra, a arte, a cultura e a alma de sua gente com um canto legítimo de quem tem raízes fincadas no mesmo chão onde vive o seu povo. No show, Wilson Dias interpreta composições de seus seis CD’s gravados ao longo de 25 anos de carreira, mesclando com clássicos do cancioneiro popular brasileiro. Entrada gratuita. Sujeita a lotação.

TODOS OS FINS DE SEMANA

Programa educativo – Experiências no Memorial

O Educativo do Memorial Minas Gerais Vale convida você para novas experiências de aprendizagem, descoberta, encantamento e aproximação com a arte, a história e a cultura de Minas Gerais. Em agosto, ações educativas acontecem aos sábados e aos domingos, ao longo do dia. Confira os horários na Recepção. Confira:

JARDIM DE HISTÓRIAS

Histórias são contadas e recontadas através do tempo e assim como plantas, depois de semeadas, criam raízes e crescem. Nesse jardim, os visitantes são convidados a cultivar e a florescer outras histórias.

MAPEANDO SABERES

O Educativo do Memorial Minas Gerais Vale convida o público a descobrir os saberes e os ofícios de Minas Gerais, que pode escolher uma região e viajar por suas tradiçõe. A proposta também é que os visitantes compartilhem uma tradição mineira que conheça ou vivenciou, uma receita, um artesanato ou um modo de ser.

VISITAS MEDIADAS COM EDUCADORES DO MEMORIAL:

Sábados: às 13, 14h e 15h.

Domingos: às 11h, 12h, 13h, 14h e 14h30.

Visitas realizadas em grupos de até 10 pessoas, com duração de uma hora cada.

Para a criançada aproveitar ainda mais a visita, é disponibilizado o Kit da Trilha da Criança, gratuito e divertido. Ao final da visita, o kit deve ser devolvido na Recepção para que outras crianças possam vivenciar esta experiência.

EXPOSIÇÕES ___________________________________________________________________

ATÉ 3 DE SETEMBRO| HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

A Política das Imagens – Parceria com Festival Internacional de Fotografia – FIF 2017

Com curadoria de Bruno Vilela,Guilherme Cunha, Eduardo de Jesus e Patrícia Azevedo, a Grande Exposição Internacional FIF 2017 acontece simultaneamente em três diferentes espaços da cidade, entre eles o Memorial Vale, e apresenta 80 obras em fotografia e vídeo, de 28 artistas de 18 nacionalidades. A mostra se baseia em desdobramentos das edições anteriores do festival e propõe uma reflexão sobre o contexto político que o Brasil e mundo estão enfrentando partindo do pressuposto de que importância de compreender o papel das imagens nas construções políticas está diretamente ligada à possibilidade de criticá-las e recriá-las. Entre os artistas selecionados estão Tatewaki Nio (Japão), Yann Gross (Suíça), Jayet Helene (França).

ATÉ 31 DE DEZEMBRO | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Retratistas do Morro

Até 31 de dezembro, a mostra apresenta imagens históricas, raras e inéditas produzidas por fotógrafos retratistas tradicionais que trabalham desde 1970 registrando o cotidiano do Aglomerado da Serra, construindo dessa maneira, coletivamente, o registro sobre a dinâmica de formação da identidade cultural dessa população. As fotos expostas são de autoria do Sr. João Mendes, um dos fotógrafos mais antigos do morro, que desde os 12 anos de idade trabalha com o ofício da fotografia, e do Sr. Afonso Pimenta, que guarda um acervo de imagens dos moradores das diferentes comunidades do Aglomerado, desde 1981. Cada um desses fotógrafos, com suas características e particularidades, apresenta uma visão única da realidade que os cerca e, no dia cinco, participarão de uma conversa com o público

SERVIÇO

Programação de AGOSTO do Memorial Minas Gerais Vale

Horário: Conforme programação

ENTRADA GRATUITA

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

ASSESSORIA DE IMPRENSA

__________________________________________________

Luz Comunicação

Atendimento: Wandra Araujo – (31) 9.9964-5007

imprensa@luzcomunicacao.com.br

Coordenação: Jozane Faleiro – (31) 3567-6714 | 9.9204-6367

jozane@luzcomunicacao.com.br

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Christiano Borges – (31) 3916-2025 | 9.8478-4374

christiano.borges@vale.com

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
A imagem pode conter: 1 pessoa, chapéu e área interna
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e mesa
0 0 1050 03 agosto, 2017 Agenda Cultural agosto 3, 2017

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • A morte do sandinismo histórico
    A morte do sandinismo histórico
  • A inflexibilidade alemã
  • VAMP O MUSICAL – COM CLAUDIA OHANA E NEY LATORRACA NO ELENCO
  • Riviera lança álbum “Aquário” no Cine Theatro Brasil Vallourec
  • Inscrições abertas para o curso técnico em enfermagem da Escola Técnica Santa Casa BH
  • Retrato desenhado a mais de 198 anos, por Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade.
  • Arthur Melo faz show de pré lançamento do seu novo disco em BH