MULHER NEGRA É TEMA DE MOSTRA NO MEMORIAL VALE
Publicado por

MULHER NEGRA É TEMA DE MOSTRA NO MEMORIAL VALE

A partir da obra da escritora Conceição Evaristo, questões emblemáticas e contemporâneas vivenciadas por mulheres negras, serão discutidas no Memorial Vale, na quinta-feira (20/7), às 19h, com entrada franca

No dia 20 de julho (quinta-feira), o Casarão das Artes apresenta no Memorial Vale a mostra “Escrevivências de Conceição Evaristo: literatura e etnicidade”. O evento faz referência ao dia 25 de julho que se tornou um marco internacional da luta e resistência da mulher negra, latino americana e caribenha. O público poderá participar gratuitamente de uma conversa com a escritora Conceição Evaristo, com mediação das pesquisadoras Constância Lima Duarte e Maria Nazareth Soares Fonseca. A partir da obra da escritora homenageada, serão discutidos os problemas relativos a escrita de mulheres negras e as interdições que elas enfrentam em suas vivências, bem como, a demonstração da força dessas mulheres. O evento está marcado para às 19h com entrada sujeita a lotação (retirada de senhas uma hora do início).

Em sua segunda edição, a mostra “Escrevivências de Conceição Evaristo: literatura e etnicidade” prestará homenagem à escritora, exemplo do protagonismo da mulher negra, cuja obra e atuação são reconhecidas nacional e internacionalmente. Mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, suas publicações, em especial o romance “Ponciá Vicêncio”, de 2003, abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe. A obra foi traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos em 2007. A escritora também foi destaque mundial no Salão do Livro em Paris, em 2015 e, no mesmo ano, ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria contos. Em 2017, Evaristo recebeu o Prêmio Faz Diferença, Segundo Caderno, do Jornal O Globo, na categoria Prosa. Em maio e junho deste ano aconteceu a Ocupação Conceição Evaristo, no Itaú Cultural, em São Paulo.

O evento é uma realização do Instituto Cultural Casarão das Artes, fundado em 2013, e destaque no cenário cultural de Belo Horizonte por meio da valorização da arte, música, moda, literatura e culinária. O Instituto nasceu com o intuito de valorizar e promover a cultura africana e afro-brasileira, além de contribuir para o enfrentamento do racismo na sociedade brasileira.

O dia 25 de julho

A mostra faz referência ao dia 25 de julho, que se se tornou um marco internacional da luta e resistência da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha. A data foi criada em 25 de julho de 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino – Americanas e Afro-Caribenhas, em São Domingos, República Dominicana.

No Brasil, desde 2014, a data também homenageia Tereza de Benguela, que foi uma importante líder quilombola no século XVIII. Em 2016 foi instituído o Dia Municipal da Mulher Negra, em homenagem à Dona Valdete, falecida em 2014, que foi fundadora e integrante do grupo Meninas de Sinhá, do bairro Alto Vera Cruz.

SERVIÇO

Casarão das Artes apresenta Escrevivências de Conceição Evaristo: literatura e etnicidade

Data: 20/7, quinta-feira

Horário: 19h

ENTRADA GRATUITA – sujeita a lotação (retirada de senhas uma hora antes do evento).

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/ memorialvale

https://www.youtube.com/user/ memorialvale

www.memorialvale.com.br/ visite/visita-virtual/

ASSESSORIA DE IMPRENSA

______________________________ ____________________

Luz Comunicação

Atendimento: Wandra Araujo – (31) 9.9964-5007

imprensa@luzcomunicacao.com.br

Coordenação: Jozane Faleiro – (31) 3567-6714 | 9.9204-6367

jozane@luzcomunicacao.com.br

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Christiano Borges – (31) 3916-2025 | 9.8478-4374

christiano.borges@vale.com

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo
0 0 1290 18 julho, 2017 Agenda Cultural julho 18, 2017

Sobre o autor

CEO e Fundador da 2/1 Revista Eletrônica, Relações Corporativas, Ombudsman, atuou no Jornal O GLOBO (GRUPO GLOBO), Diário da Tarde (Diários Associados), Diário do Comércio, Pohlig Heckel do Brasil (Grupo Belgo Mineira) e Diretor de Relações Públicas do Rotary Club.

Ver todos os artigos por Jean Hausemer

Postagens relacionadas

Artigos recentes

  • PSL oficializa candidatura de Bolsonaro à Presidência
    PSL oficializa candidatura de Bolsonaro à Presidência
  • Forças armadas alemãs consideram recrutar estrangeiros
  • Arthur Melo faz show de pré lançamento do seu novo disco em BH
  • Israel resgata na Síria membros de grupo de socorro
  • BH se rende a “malandra” Anitta – 4 de agosto
  • Irã ameaça EUA com “mãe de todas as guerras”
  • O frio causa desânimo. Mas não é só ele